O conceito de inteligência emocional está relacionado à chamada "inteligência social", que diz que um indivíduo emocionalmente inteligente consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.
É a competência responsável por boa parte do sucesso e da capacidade de liderança de um ser humano. O modo como gerenciamos as emoções, tanto as nossas como as dos outros, pode ter um papel crítico para determinar nossa felicidade e nosso sucesso.
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Autoconsciência, autorregulação, motivação, habilidades sociais e empatia, são pré-requisitos para a inteligência emocional. As pessoas podem ser fortes em algumas dessas áreas e deficitárias em outras, mas todas tem o poder de melhorar em qualquer uma delas.
No ponto de vista profissional, é imprescindível ser autoconsciente. Por exemplo, um bom líder deve se conhecer para que tenha a autonomia necessária para ajudar os seus liderados. Com isso, torna-se bastante dependente de sua inteligência emocional.
No entanto, liderar é uma tarefa complexa, pois o bom líder, além de habilidades técnicas para gerir colaboradores e a equipe, precisa ter a capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais, alinhando com os interesses das organizações.,
Veja também: O que é Liderança?
Coaching e inteligência emocional no trabalho
Conduzir e gerir pessoas de forma eficaz é uma tarefa bastante complicada e exige inteligência emocional, ou seja, muito controle, autoconfiança, visão de futuro e planejamento estratégico, dentre muitas outras habilidades fundamentais.O que faz com que vários profissionais acabem procurando ferramentas como o coaching para aprenderem novos métodos de desenvolvimento humano que busquem essas habilidades essenciais de um grande líder, e consequentemente, alcançar bons resultados para sua organização.
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