Escrito por Sulivan França - 03 de Abril de 2018

As empresas com inteligência organizacional implantam uma política de marketing de relacionamento com os clientes, para buscar diferenciais de gestão.

Essas empresas têm uma forma particular de abordagem que as distingue das demais, deixando os clientes sempre impressionados de maneira positiva em todos os contatos com esta organização. Além disso, as organizações inteligentes são inovadoras, procuram sempre oferecer novos produtos, conceitos ou formas de atendimento para estar um passo à frente da concorrência.

Foco na Inteligência Organizacional

A inteligência organizacional é a principal responsável pela satisfação das necessidades de clientes, funcionários, fornecedores e sócios de uma empresa. Com um formato de gestão adequada, concilia os interesses de todos os agentes envolvidos.

Ao mesmo tempo em que obtém lucros, cumpre seu papel social prestando serviços de aos seus clientes, satisfazendo as necessidades dos colaboradores e exercendo seu papel de responsabilidade social.

Algumas características são exemplos de inteligência organizacional, como clima motivacional em que os profissionais desenvolvem seu trabalho de maneira produtiva e competitiva, mas alinhados a uma filosofia de trabalho comum. Os funcionários são avaliados por meio de regras claras e remunerados segundo méritos particulares e pelo trabalho em equipe.

Outro exemplo é o recrutamento e seleção e a retenção de talentos, já que empresas inteligentes têm métodos eficazes para isso, além de política consistente para manutenção destes, com incentivos à participação nos lucros, bônus por resultados e outras fórmulas, além de incentivar o crescimento profissional através de treinamentos.

Política de Responsabilidade: Que tal Testar?

É cada vez mais comum as pessoas associarem a imagem positiva de uma organização com sua postura de responsabilidade social. Por isso, um quesito forte de inteligência organizacional é quando a empresa tem uma política de responsabilidade dentro da sociedade.

Geralmente, não há necessidade de grandes investimentos, portanto são acessíveis à maioria das empresas, bastando apenas que busquem agir de maneira inteligente. Portanto, para alcançar sucesso, é necessário que as corporações desempenhem papel que vão além de desenvolver suas competências técnicas. Elas precisam incorporar também atributos que caracterizam sua inteligência organizacional.

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