Escrito por
Sulivan França - 17 de Junho de 2019
Gosto de frisar que os melhores profissionais estabelecem alvos para sua vida e carreira. Para alcançá-los, precisam estabelecer táticas assertivas. O método SMART, também conhecido como "Metas SMART" nada mais é do que uma maneira de checar cada passo rumo à realização do que já foi estabelecido.
Como aplicar as metas SMART em sua rotina profissional ou empresarial?
A palavra "smart" em inglês remete à rapidez, agilidade e inteligência ? o que tem tudo a ver com o conceito do processo. Porém, o que deve ser analisado com mais foco é o significado de cada inicial da sigla:
S - Specific (específica);
M - Measurable (mensurável);
A - Attainable (alcançável);
R - Relevant (realista);
T - Time based (temporal).
Entenda como ela pode mudar sua trajetória:
S - Specific (específica)
Para uma meta ser clara, ela precisa ser específica. A técnica SMART valoriza a definição dos objetivos com muita clareza. Se você for aplicá-la em uma empresa, por exemplo, pode ter o alvo de elevar os resultados das vendas, mas isso não está claro. É importante aprofundar e descrever tudo o que está relacionado a esse tipo de meta.
Caso seja algo mais relacionado à sua carreira, como garantir uma promoção no trabalho, o que pode tornar esse objetivo ainda mais claro? Quais as
motivações por trás dele?
Uma boa dica é responder a estas perguntas: por que este objetivo é importante para mim?; Quem serão os responsáveis ou estarão envolvidos?; Como devo agir para conquistá-lo?.
M - Measurable (mensurável)
Para as Metas SMART, é crucial que haja dados mensuráveis. Afinal, qual o sentido de estabelecer um alvo se você não vai poder compreender de forma ampla se ele foi atingido e como foi o processo?
Pergunte-se: quais os resultados (quantitativos) esperados?; Qual o prazo?.
Imagine os mesmos exemplos anteriores. No caso do aumento de vendas para uma empresa, é importante ter uma base em números sobre o crescimento esperado.
Já sobre a promoção de um profissional, o que você espera, quantitativamente, ao subir de posição? Pense no aumento de salário, nos aprendizados, benefícios, entre outros pontos que possam ser mensurados.
A - Achievable (alcançável)
Muitos falam que é importante estabelecer alvos altíssimos para acertar o mais próximo possível deles, já assumindo que não conseguirão vencê-los, mas estarão perto disso. Ainda que perto, não alcançaram e isso pode ser considerado um fracasso.
Essa visão não é tão assertiva, pois ela fica muito próxima do erro e pode até causar desânimo e frustração. Claro que você precisa pensar positivo e grande, mas é importante ser racional e estabelecer metas atingíveis. Até porque, segundo o tópico anterior, você precisará mensurá-las.
De forma simples e clara: segundo o seu histórico profissional ou empresarial, é possível atingir essa meta?
R - Relevant (realista)
A técnica de Metas SMART valoriza aquelas que são relevantes, pois elas geram motivação. Responda e entenda: quais impactos que seus alvos geram para sua carreira ou empresa?; Eles poderão contribuir para os indicadores principais do negócio ou da sua vida?.
Por exemplo: no caso da empresa, a meta é realmente importante para alavancar vendas? Na sua trajetória, ela enriquece suas habilidades para uma promoção?
T - Time based (tempo)
Já pincelei na etapa sobre mensuração a importância do prazo, afinal, ele ajudará a acompanhar os resultados. Mas, sem pensar somente no final do processo, é necessário ter um olhar amplo durante cada passo.
Então, pergunte-se: o que preciso fazer para cumprir com a data definida?; Como posso dividir as tarefas maiores em pequenos blocos?; Quem pode me ajudar?.
Assim, com suas Metas SMART bem definidas e claras para você e quem mais estiver envolvido, comece a ganhar uma nova perspectiva para sua carreira ou empresa! Conte com a
SLAC® Coaching para ser mais assertivo e conquistar seus objetivos.
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