Minha empresa cresceu! 8 dicas para uma excelente gestão corporativa
Quando um empresário inicia sua carreira é muito comum que seu objetivo inicial seja que aquela pequena empresa se torne um grande negócio. Contudo, pode acontecer muitas vezes de sua empresa estar crescendo e ele não se dar conta disso ou até ter uma noção, mas não saber gerir o crescimento geral dos negócios e acabar sufocado. Por esse motivo muitas empresas com grande potencial acabam tendo que fechar as portas. Sua empresa está crescendo?! O que fazer para lidar com isso e manter seu negócio sólido no mercado?
Conheça oito dicas para uma excelente gestão corporativa!
1: Os resultados estão nos números
Seu negócio pode ser novo e ter até um ano de existência, porém se você tiver dados sobre como anda o seu empreendimento, identificar se ele cresceu será muito mais fácil. Uma das formas mais populares de saber se sua empresa cresceu é através do volume de vendas e aumento na quantidade de demanda pelo seu produto. Mas é importante se atentar a outros indicadores, pois somente o quanto você vende não é capaz de mostrar uma ampla noção do seu negócio.
Afinal se o empreendedor possui muitas vendas, mas com custos que extrapolam os lucros, não há crescimento e sim prejuízo. Implementar sistemas e contratar profissionais responsáveis em trabalhar com esses indicadores, é essencial para visualizar todo o negócio. O balanço é um grande indicador do crescimento da sua empresa, valorize a contabilidade e o papel importante que ela oferece. Aproveite ao máximo essa ferramenta que além de ser capaz de indicar como anda a sua empresa, funciona como uma base para a tomada de decisões.
2: Investimentos são fundamentais
Agora que você já sabe onde encontrar as informações de crescimento, é crucial que você tenha em mente que será necessário investir em diversas áreas do seu negócio para que ele possa acompanhar o crescimento da demanda. Para isso é importante que seja pensado nas prioridades de investimento e separar uma parte da receita para ser investida.
Pense no que a sua empresa precisa: Novas tecnologias para acelerar processos e trazer maior qualidade no seu produto? Mais funcionários para manter a produtividade da empresa? Ou especializações, para que os colaboradores melhorem seu desempenho e contribuam ainda mais com a empresa? Tudo isso deve ser levado em conta para seguir em frente com investimentos. O que recomendamos é que a sua empresa esteja pronta para se reinventar, assim ela nunca ficará para trás.
3: Fique de olho no mercado
O mercado muda a todo instante e seu negócio, cedo ou tarde, será afetado de alguma forma por isso. Investir em equipes de pesquisa para direcionarem seus esforços em monitorar o mercado, é uma ótima forma de se manter sempre atualizado e pronto para imprevistos.
4: Busque parcerias
A velha história de que concorrentes são nossos adversários é bem ultrapassada, é claro que a rivalidade existe, mas também é possível trazer parceiros para contribuir mutuamente, dessa forma, ambas crescem juntas. Essas parcerias podem ser feitas em campanhas de marketing, por exemplo.
5: Compromisso com a sociedade
A perspectiva do mundo corporativo atual está cada vez mais próxima de causas sociais. Empresas que se preocupam com o bem estar social e demonstram isso com campanhas e metodologias que incentivam a melhoria da sociedade de forma geral, tendem a ter vida longa no mercado. O incentivo de soluções e práticas ecológicas são ótimas opções para agregar valor ao legado do seu negócio e da sociedade.
6: Cuide da imagem dos negócios
Quanto maior sua empresa estiver, maior impacto ela sofrerá por suas práticas. Logo, é importante sempre buscar estratégias que estejam alinhadas à visão, missão e valores do seu empreendimento. Se o público e o mercado criarem uma imagem negativa da sua empresa, pode levar muito tempo até que a situação seja revertida.
Mas caso as coisas comecem a sair de controle, busque ajuda com profissionais de Relações Públicas para gerirem possíveis crises.
7: Coaching dentro da empresa
O coaching está cada vez mais presente nas empresas devido aos diversos benefícios de gestão e desenvolvimento de pessoas que essa área oferece. Ter um profissional de coaching na sua empresa pode ajudar na melhoria da produtividade dos colaboradores. O coaching tem um papel notável em transformar um colaborador desmotivado, em alguém que “veste a camisa” da empresa.
8: Não dê um passo maior que a perna
Comentamos brevemente que é preciso saber o quanto de capital existe disponível para investimentos. É fundamental que você, empreendedor, não se afobe demais e acabe gastando mais do que é possível no momento atual. Conte com consultorias de marketing, elas podem auxiliar nesse processo inicial de tomada de decisão. Ser um empreendedor também é assumir riscos, mas com conhecimento em gestão e no setor que você atua, os riscos serão menores e os benefícios serão recompensadores.
Portanto, pratique o bom senso. Com essas dicas, gerir o seu negócio se tornará uma experiência muito mais enriquecedora e lucrativa. Mas não pare por aqui, continue ampliando seu conhecimento no mundo corporativo para estar sempre atualizado.
Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso
Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.
Formação e Especialidades
Sulivan combina expertise em Neurociências, Psicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.