Escrito por Sulivan França - 12 de Novembro de 2018

Quando um empresário inicia sua carreira é muito comum que seu objetivo inicial seja que aquela pequena empresa se torne um grande negócio. Contudo, pode acontecer muitas vezes de sua empresa estar crescendo e ele não se dar conta disso ou até ter uma noção, mas não saber gerir o crescimento geral dos negócios e acabar sufocado. Por esse motivo muitas empresas com grande potencial acabam tendo que fechar as portas. Sua empresa está crescendo?! O que fazer para lidar com isso e manter seu negócio sólido no mercado?

Conheça oito dicas para uma excelente gestão corporativa!

1: Os resultados estão nos números
Seu negócio pode ser novo e ter até um ano de existência, porém se você tiver dados sobre como anda o seu empreendimento, identificar se ele cresceu será muito mais fácil. Uma das formas mais populares de saber se sua empresa cresceu é através do volume de vendas e aumento na quantidade de demanda pelo seu produto. Mas é importante se atentar a outros indicadores, pois somente o quanto você vende não é capaz de mostrar uma ampla noção do seu negócio.

Afinal se o empreendedor possui muitas vendas, mas com custos que extrapolam os lucros, não há crescimento e sim prejuízo. Implementar sistemas e contratar profissionais responsáveis em trabalhar com esses indicadores, é essencial para visualizar todo o negócio. O balanço é um grande indicador do crescimento da sua empresa, valorize a contabilidade e o papel importante que ela oferece. Aproveite ao máximo essa ferramenta que além de ser capaz de indicar como anda a sua empresa, funciona como uma base para a tomada de decisões.

2: Investimentos são fundamentais
Agora que você já sabe onde encontrar as informações de crescimento, é crucial que você tenha em mente que será necessário investir em diversas áreas do seu negócio para que ele possa acompanhar o crescimento da demanda. Para isso é importante que seja pensado nas prioridades de investimento e separar uma parte da receita para ser investida.

Pense no que a sua empresa precisa: Novas tecnologias para acelerar processos e trazer maior qualidade no seu produto? Mais funcionários para manter a produtividade da empresa? Ou especializações, para que os colaboradores melhorem seu desempenho e contribuam ainda mais com a empresa? Tudo isso deve ser levado em conta para seguir em frente com investimentos. O que recomendamos é que a sua empresa esteja pronta para se reinventar, assim ela nunca ficará para trás.

3: Fique de olho no mercado
O mercado muda a todo instante e seu negócio, cedo ou tarde, será afetado de alguma forma por isso. Investir em equipes de pesquisa para direcionarem seus esforços em monitorar o mercado, é uma ótima forma de se manter sempre atualizado e pronto para imprevistos.

4: Busque parcerias
A velha história de que concorrentes são nossos adversários é bem ultrapassada, é claro que a rivalidade existe, mas também é possível trazer parceiros para contribuir mutuamente, dessa forma, ambas crescem juntas. Essas parcerias podem ser feitas em campanhas de marketing, por exemplo.

5: Compromisso com a sociedade
A perspectiva do mundo corporativo atual está cada vez mais próxima de causas sociais. Empresas que se preocupam com o bem estar social e demonstram isso com campanhas e metodologias que incentivam a melhoria da sociedade de forma geral, tendem a ter vida longa no mercado. O incentivo de soluções e práticas ecológicas são ótimas opções para agregar valor ao legado do seu negócio e da sociedade.

6: Cuide da imagem dos negócios
Quanto maior sua empresa estiver, maior impacto ela sofrerá por suas práticas. Logo, é importante sempre buscar estratégias que estejam alinhadas à visão, missão e valores do seu empreendimento. Se o público e o mercado criarem uma imagem negativa da sua empresa, pode levar muito tempo até que a situação seja revertida.
Mas caso as coisas comecem a sair de controle, busque ajuda com profissionais de Relações Públicas para gerirem possíveis crises.

7: Coaching dentro da empresa
O coaching está cada vez mais presente nas empresas devido aos diversos benefícios de gestão e desenvolvimento de pessoas que essa área oferece. Ter um profissional de coaching na sua empresa pode ajudar na melhoria da produtividade dos colaboradores. O coaching tem um papel notável em transformar um colaborador desmotivado, em alguém que "veste a camisa" da empresa.

8: Não dê um passo maior que a perna
Comentamos brevemente que é preciso saber o quanto de capital existe disponível para investimentos. É fundamental que você, empreendedor, não se afobe demais e acabe gastando mais do que é possível no momento atual. Conte com consultorias de marketing, elas podem auxiliar nesse processo inicial de tomada de decisão. Ser um empreendedor também é assumir riscos, mas com conhecimento em gestão e no setor que você atua, os riscos serão menores e os benefícios serão recompensadores.

Portanto, pratique o bom senso. Com essas dicas, gerir o seu negócio se tornará uma experiência muito mais enriquecedora e lucrativa. Mas não pare por aqui, continue ampliando seu conhecimento no mundo corporativo para estar sempre atualizado.
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