Em se tratando das opções feitas pelo coachee em seu plano de vida, é essencial observar a propriedade de suas sugestões.
Ao tomar uma meta de cada vez, o coachee pode analisar seu plano de vida e descobrir várias opções para atingir seus objetivos.
Quando existem várias opções, é possível escolher a mais adequada. Somente quando dispõe de opções suficientes, o coachee consegue entender realisticamente aquilo com que está lidando. Mesmo a eliminação de opções é um exercício, pois evita que ele retorne a elas em um estágio posterior. Se for conveniente, as opções descartadas podem ficar “na reserva”, para o caso de as escolhidas não darem certo.
As implicações de cada decisão
É importante também avaliar as implicações de cada decisão em relação ao plano como um todo. Por exemplo: se o coachee disse que deseja comprar um carro de luxo dentro do prazo de seis meses, vale a pena explorar as várias opções – leasing, compra de veículo novo, compra de veículo usado, etc.Não se pode esquecer, ainda, de analisar o impacto da compra sobre outras áreas da vida, como as finanças e o relacionamento.
A importância de conhecer as opções disponíveis
Outro aspecto que pode representar um desafio é o conhecimento do coachee a respeito das opções disponíveis. Às vezes, ele não consegue alcançar a meta estabelecida simplesmente porque não conhece essas opções nem sabe onde buscá-las.Em um processo de coaching que inclua a figura do mentor, o coachee pode ser direcionado a buscar alternativas em novas fontes de informação, ou mesmo ser questionado: “Você já procurou...?”
Esse estilo direcionador ajuda o coachee a perceber possibilidades que, sozinho, não teria condições de identificar.
Quanto melhor a compreensão das opções, maior a probabilidade de decisões bem fundamentadas e ponderadas. Com certeza, a estrutura interna do coachee afeta suas escolhas. Se estiver operando em um nível de pensamento do tipo “como se”, ele vai achar difícil explorar as alternativas e entender suas implicações.
O papel do coach é apoiar a transformação para o nível “e se? ” e a ampliação da capacidade do coachee, já que, em um adulto, pode ser que esse nível de pensamento esteja restrito a determinadas áreas, não se estendendo À vida em geral.
Quando o coachee consegue pensar no nível “e se?” ou superior, é capaz de criar um sonho, um plano de vida, e essa capacidade é que transforma as palavras escritas em força motivadora.
Veja também:
Modelo GROW - G: Goals (Metas)
Modelo GROW - R: Reality (Realidade)
Modelo GROW - W: What Next (E Agora)
Esse texto possui informações extraídas do livro Coaching Integral: além do desenvolvimento pessoal de Martin Shervington, editora Qualitymark, 2006.
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