Escrito por Sulivan França - 17 de Junho de 2019

Quem tem a mentalidade pobre entra no jogo do dinheiro na defensiva. Reflita, se um time decide ir para uma disputa com uma tática exclusivamente defensiva, quais as chances de vitória? Pouca ou nenhuma, correto?

Porém, é assim que maioria encara o jogo. Com preocupação e motivada pela sobrevivência. Algo diferente da conquista de riqueza ou a abundância. E você, quais são os seus objetivos?

A meta dos ricos é ter fortuna. Mas, qual é o objetivo de alguém com mentalidade pobre? Ter algum "dinheiro para poder pagar as contas em dia já seria um verdadeiro milagre". Se o que você pretende é possuir apenas o bastante para cobrir as despesas, é exatamente o que irá conseguir. Não terá nem um centavo a mais. 

Sabe aquela história: mire nas estrelas que ao menos você atingirá a Lua? Pois, pessoas de mentalidade pobre não atiram nem no teto da própria casa. Pior, depois ainda se perguntam porque não acertaram nada. Bom, só conseguimos aquilo que verdadeiramente almejamos. 


Faça a declaração: 

- A minha meta é ficar milionário e mais ainda.

-Eu tenho uma mente milionária! 

Ações da mente milionária

Liste dois objetivos financeiros que demonstrem a sua intenção de criar abundância. Pense em um rendimento anual e um patrimônio líquido. Torne essas metas possíveis dentro de um prazo realista. 

Arquivo de riqueza: 

- As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas.

- As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas. 

Se perguntar às pessoas se elas querem ser ricas, a maioria dirá: "é claro que sim". Porém, a verdade é que quase todas não querem enriquecer. Por que? Por terem em seu subconsciente muitos arquivos negativos em relação à riqueza. Associam ser rico com algo errado. "Dá muito trabalho", "eu poderia ser roubado", "todo mundo vai me pedir ajuda". Não faltam exemplos de como sua mente pode te sabotar. 

Embora a pessoa tenha arquivos na mente que dizem "ser rico é maravilhoso", também há registros que trazem informações contrárias a isso. Seu cérebro te diz "ter mais dinheiro tornaria a vida mais divertida". Outro arquivo, porém, acrescenta "é, mas terei que me matar de trabalhar. Qual a graça?". Isso pode soar inocente, mas é um dos principais motivos para a maioria das pessoas não enriquecer. 

Imagine que aquilo que você deseja é enviado para o universo, como uma mensagem cheia de energia, com base nas suas crenças dominantes. Porém, se a mensagem é contraditória, o universo não entende o que você quer. 

O principal motivo que impede a maioria das pessoas de conseguir o que quer é não saber o que quer. 

Acredite, você sempre consegue o que quer de verdade, o que está gravado em seu subconsciente. Não falo daquilo que você diz querer, mas o que de fato deseja. Assim, se você não está conseguindo a riqueza que diz desejar é porque não está almejando de verdade ou não está disposto a fazer o que for necessário para consegui-la.

Enriquecer não é um passeio no bosque. Exige foco, coragem, conhecimento, dedicação total, atitude para não desistir e programação mental de pessoa rica. Se você não estiver verdadeira e plenamente determinado a fazer fortuna, o mais provável é que não a obtenha. 

O universo vai te ajudar e fará milagres para você. Mas, primeiro, você tem que se comprometer.  

Faça a declaração: 

- Eu me comprometo a ser rico. 

- Eu tenho uma mente milionária! 

Ações da mente milionária

Primeiro, escreva um pequeno parágrafo sobre o motivo exato pelo qual enriquecer é importante para você. Procure ser o mais específico que puder.  

Outra ação: procure um amigo ou parente que esteja disposto a te ajudar. Diga a ele que você deseja conquistar o máximo de sucesso invocando o poder do compromisso. Olhe nos olhos dessa pessoa e repita: "eu, [seu nome], me comprometo em ser milionário em [data]".

Peça ao seu parceiro que diga: "eu acredito em você". 

Diga à pessoa: "muito obrigado". 

Arquivo de riqueza: 

- As pessoas ricas pensam grande.

- As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno. 

Pense na afirmação: "a sua remuneração se dará na proporção direta do valor que você agregar, de acordo com o mercado". Trata-se da lei dos rendimentos. 

A palavra-chave nesse conceito é valor. Os quatros fatores que determinam o seu valor no mercado são oferta, demanda, qualidade e quantidade. Dentre eles, o desafio para a maioria das pessoas é a quantidade. 

A maior parte das pessoas escolhe pensar pequeno por medo do fracasso, mas também do sucesso. Se sentem inferiores e não se consideram suficientemente capazes de fazer a diferença na vida de alguém. Se você quer ser rico no verdadeiro sentido da palavra tem que incluir o valor que você acrescenta à vida dos outros. 

Faça a declaração: 

- Eu penso grande. Escolho ajudar milhares de pessoas. 

- Eu tenho uma mente milionária! 

Ações da mente milionária

Primeiro, liste o que você acredita serem seus talentos naturais. Descreva ainda como e em que você pode usar mais esses talentos, sobretudo na vida profissional.  

Outra ação: faça uma sessão de brainstorm com um grupo de pessoas sobre como você pode resolver problemas de um número 10 vezes maior do que o que você atinge em seu trabalho atual. Proponha três estratégias. Pense em "alavancagem". 

Arquivo de riqueza:

- As pessoas focalizam oportunidades.

- As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos. 

Onde ricos vêem oportunidade, alguém de mentalidade pobre vê obstáculo. Onde ricos focalizam remuneração, pessoas de mentalidade pobre concentram-se no risco. 

Afinal, o copo está meio cheio ou meio vazio? E não estamos falando de pensamento positivo aqui. Pessoas de mentalidade pobre decidem com base no medo. "Mas e se não der certo?" ou "isso não vai dar certo". O rico, no entanto, dirá: "vai dar certo porque eu farei com que dê certo". 

Enquanto o rico confia na sua capacidade e criatividade para chegar ao sucesso, alguém com mentalidade pobre tem a expectativa de fracassar. O medo as faz não querer correr riscos. Mas sem riscos, não há recompensa.

O rico assume riscos calculados, pois toma decisões com base em fatos e dados. Mas não passam a vida inteira apenas se informando. Quem tem mentalidade pobre, por outro lado, morre de medo de decidir. Leva muito tempo pensando no que fazer e, quando decide, a oportunidade já desapareceu. O que chamamos sorte, aliás, só cruza o caminho de quem executa uma ação. Quem fica parado, esperando, nunca irá atrair a sorte. 

Enquanto o rico foca no que quer, a pessoa com mentalidade pobre foca no que não quer. Se pensar em oportunidades, é isso o que terá. Quem pensa em obstáculos, irá atraí-los. 

Os ricos sabem que não é possível saber tudo de antemão para tomar uma decisão. Sabem que é preciso se preparar o melhor que puder no menor tempo possível, agir e corrigir-se no caminho. Já as pessoas de mentalidade pobre, por não confiarem em si mesmas e em suas aptidões, acreditam que precisam saber tudo antes de decidir, o que é impossível. 

Faça a declaração: 

- Eu focalizo as oportunidades e não os obstáculos. 

- Eu tenho uma mente milionária! 

Ações da mente milionária

Primeiro, entre no jogo. Pense num projeto que você tenha tido vontade de iniciar. O quer que você esteja esperando, esqueça. Comece agora, de onde está, com o que tem. Se possível dê o primeiro passo trabalhando como empregado para aprender os macetes. Se já aprendeu, não tem mais desculpas. Vá à luta!

Outra ação: pratique o otimismo. Tudo o que alguém considerar problema, reclassifique como oportunidade. 

Mais uma: focalize o que você tem e não o que você não tem. Faça uma lista de 10 coisas pelas quais você se sente grato e a leia em voz alta. Repita a leitura todas as manhãs durante os próximos 30 dias. 


Quer saber mais? Confira o conteúdo exclusivo sobre ADMIRAÇÃO VS. RESSENTIMENTO

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF