Escrito por
Sulivan França - 17 de Junho de 2019
Se você deseja saber o que é ser um
líder eficaz para ampliar suas habilidades, já deu um passo certo. Afinal, quem busca por informação tem chances maiores de crescer profissionalmente, e costumo dizer que investir em desenvolvimento contínuo é fundamental!
Você sabe o que é ser líder?
Para liderar, há quem pense que é importante ter conhecimentos técnicos acima de toda a equipe. A verdade quando descobre-se o que é ser líder é que a habilidade técnica não é tudo na hora de gerir pessoas.
Portanto, além de ser alguém que busca constantemente por novos aprendizados, um bom coordenador, gestor, ou mesmo chefe de qualquer hierarquia, precisa entender sobre motivação, divisão de tarefas e
feedbacks.
Vou explicar cada um desses pontos sobre como é ser um bom líder para você compreender como eles podem impactar diretamente no seu dia a dia de trabalho.
Alguém que sabe como motivar pessoas
Líderes precisam estar atentos às motivações dos participantes dos seus projetos. Isso porque o engajamento entre os colaboradores de um grupo aumenta conforme sentem-se estimulados e à vontade para produzir, independentemente de suas áreas de atuação.
Quanto mais motivados estiverem, o dia a dia de trabalho será mais leve, produtivo e, consequentemente, os resultados da equipe serão melhores.
Alguém que sabe como delegar atividades
Um bom líder não somente divide tarefas, mas sabe como fazer da melhor maneira. Ele delega de acordo com a capacidade de cada um, suas habilidades para gerir o tempo, entre outros fatores que podem influenciar na eficácia de cada atividade.
Delegar é fundamental. Por isso, é importante não reter todas as tarefas para si ou para pessoas específicas da equipe. É necessário tentar nivelar o grupo e fazer os colaboradores se desenvolverem aos poucos, seguindo etapas e assumindo demandas de níveis diferentes.
Alguém que sabe como dar feedbacks
Um dos fatores principais de uma boa liderança são os feedbacks. Eles consistem não somente em dar um retorno sobre alguma atividade, mas também incentivar, dar ideias de melhorias e, se for tudo bem, fazer elogios. Além disso, é essencial fazer o acompanhamento para saber se o feedback foi assertivo.
Lembre-se de que um bom líder também sabe ouvir. Por isso, esteja aberto a não só dar feedbacks, mas também receber.
Agora que já sabe o que é ser líder, veja também outros conteúdos no site da
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