Para a realização de uma sessão de coaching produtiva, o profissional deve se valer de técnicas eficazes para gerar bons resultados durante o processo. A começar pela escuta atenta, focada no cliente.
Para isso, o coach deve estar focado e motivado com a situação do cliente, observá-lo atentamente, deixá-lo dizer as frases até o fim, seguindo atentamente o seu raciocínio e identificar a questão central da causa.
Muitas vezes, é preciso deixar o cliente divagar por vários assuntos, para conseguir compreender o cerne da questão a ser trabalhada. Também é preciso respeitar os silêncios, pois eles permitirão ao cliente pensar e são estímulos para que ele continue a verbalizar.
Escutar
O coach deve ser capaz de escutar seu cliente de forma estruturada, utilizando métodos apropriados para desenvolver uma sessão produtiva. Durante o processo, ele deve dar o suporte para o cliente a falar, sendo capaz de emitir sinais verbais e não verbais, para mostrar como está envolvido com o assunto.Classificar
O profissional também precisa saber classificar o que escuta, mostrando com regularidade que atende ao que o cliente diz. Ao solicitar que ele clarifique alguns aspectos, o coach estará escutando não somente o conteúdo de uma conversa, mas fundamentalmente o seu significado.Sintetizar
O coach deve saber sintetizar, encontrando os momentos ideais para pedir ao cliente para sintetizar o que já disse, evitando que ele se prolongue em detalhes desnecessários. Com isso, saberá quais aspectos os clientes mais querem valorizar.A escuta estruturada também dá suporte ao coach a refletir com seu cliente sobre aquilo que cada um reteve como mais importante durante a sessão, entre todos os aspectos abordados.
Trata-se de um momento particularmente importante para o coach, pois demonstrará de forma objetiva que esteve presente, focado e escutando atentamente e de forma estruturada durante toda a sessão.
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