Assertivo. Você provavelmente já deve ter escutado este termo em algum momento, tamanho o espaço que ele ganhou nos últimos tempos, sobretudo no ecossistema corporativo. Porém, como ocorre com muitas expressões, é possível notar que seu uso se desviou do sentido original. Na dúvida, sempre convém dar uma olhadinha no dicionário mais próximo.
E o que eles nos revelam? O adjetivo assertivo significa, do ponto de vista linguístico, aquilo “que possui uma afirmação categórica; algo afirmativo, declaratório”. O termo tem relação com o substantivo feminino asserção (do latim assertĭo), algo definido como uma “proposição enunciada como verdadeira; afirmação categórica; assertiva, asserto”.
Alguns dicionários, no entanto, acrescentam um segundo significado, ligado à psicologia, e indicam assertivo como algo “que revela assertividade”, como, por exemplo, um comportamento assertivo. Já a assertividade, neste sentido, seria o “conjunto de recursos cognitivos e comportamentais, inatos ou adquiridos, que permitem ao indivíduo afirmar-se social e profissionalmente sem desrespeitar os direitos das outras pessoas”.
A partir de tais definições, podemos, enfim, começar a avaliar o significado de ser uma pessoa assertiva, de uma maneira clara. Além disso, será que todas as pessoas podem desenvolver essa tal assertividade?
Assertividade pode ser desenvolvida?
É possível afirmar que todo tipo de comportamento é fruto de sentimentos e pensamentos, ou seja, estão ligados a inteligência emocional de cada indivíduo. Portanto, é muito importante se aprofundar no tema para compreender, afinal, o que torna uma pessoa capaz de assumir comportamentos assertivos, seja na sua vida pessoal ou profissional.
Por exemplo, será que existe certo ou errado, se pensarmos sob o ponto de vista da assertividade? Para você, é uma característica rara ou abundante entre as pessoas de nosso mundo atual? Ou o que você pode fazer no seu dia a dia para ajudá-lo a ter uma posição mais clara e objetiva diante das situações cotidianas? Você se considera alguém que vai direto ao ponto quando isso é preciso?
“Assertividade é estar presente em um relacionamento”, de acordo com Randy Paterson, psicóloga e autora de livros sobre o tema, citada em um interessante artigo sobre assertividade. Em outras palavras, você é capaz de articular seus desejos e necessidades com as outras pessoas e também está aberto aos desejos e necessidades delas. Ser assertivo é completamente diferente de ser passivo ou agressivo. Paterson tem uma analogia útil sobre isso:
“No estilo passivo, todo o mundo é permitido no palco, exceto você, pois seu papel é ser o público e apoiador de todos os outros. No estilo agressivo, você pode subir ao palco, mas passa a maior parte do tempo empurrando os outros. Com o estilo assertivo, todos são bem-vindos ao palco. Você tem o direito de ser uma pessoa completa, incluindo sua singularidade, e os outros também”.
Segundo especialistas, a assertividade envolve defender-se de uma maneira positiva e proativa e também significa ser claro, direto e honesto.
Assertividade é uma habilidade que requer prática. Pode ser sempre mais fácil engolir seus sentimentos, gritar com alguém ou dispensar-lhe o nosso silêncio. Mas assertividade é uma estratégia melhor. Funciona porque respeita você e os outros.
Confira cinco dicas para começar a ser mais assertivo:
1. Comece pequeno. Tente ser assertivo em situações levemente tensas, como pedir para sentar em um local diferente em um restaurante. Depois, trabalhe suavemente para algo mais difícil, como conversar com seu cônjuge sobre questões que te incomodem.
2. Aprenda a dizer não. As pessoas temem que dizer não seja egoísta. Não é. Em vez disso, é importante estabelecer limites saudáveis para ter relacionamentos saudáveis.
3. Solte a culpa. Ser assertivo pode ser difícil, especialmente para quem foi passivo ou agradou a maior parte da vida. Mas lembre-se de que ser assertivo é vital para o seu bem-estar. Defender-se de uma maneira que respeite os outros não é errado, é um autocuidado saudável.
4. Expresse suas necessidades e sentimentos. Não imagine que alguém saiba automaticamente o que você precisa. Você tem que dizer a eles. Seja sempre específico, claro, honesto e respeitoso.
5. Considere outros recursos sobre assertividade. Além de livros e artigos diversos sobre o tema, especialistas também sugerem que possa ser muito útil um curso sobre comunicação eficaz.
Seja um profissional assertivo
Olhe ao redor. O que você vê em seu ambiente de trabalho? Há colegas passivos, agressivos, equilibrados, estressados… O que mais? Há alguém que você pode classificar como assertivo?
E você? Como se considera neste aspecto no seu desempenho profissional? Especialistas ouvidos pelo blog voltado a carreiras Work It Daily deram algumas dicas para quem deseja se ser assertivo no local de trabalho.
Foque na liderança - Segundo os especialistas, uma boa definição de alguém assertivo é a pessoa que sabe “se defender” no ambiente de trabalho, mas de uma maneira que isso não atrapalhe os outros. No caso de líderes, o indivíduo deve entender que terá a responsabilidade de dirigir as ações dos outros. Por isso, a dica é não se concentrar em ser amigo das pessoas que ele lidera. Ele deve se concentrar em liderá-los.
Mas, como se faz isso? Estabeleça metas com eles e analise seu desempenho com frequência. Forneça a eles feedback positivo e encorajador quando eles se saírem bem e busque redirecionar o comportamento deles quando derraparem da pista.
Seja proativo - A assertividade é uma característica crucial em um líder, apontam os especialistas. Mas e se você não for naturalmente assim? A dica, segundo eles, é olhar para como está afirmando sua opinião e passar a pensar nessas situações com antecedência. Eles sugerem que você até crie um “roteiro” para saber como agir.
Tal abordagem permite trabalhar suas habilidades de liderança. Procure uma oportunidade por dia para afirmar suas opiniões e ver como se sai. A prática leva à perfeição. Como você estará desenvolvendo uma habilidade, isso significa que pode não se sentir confortável no início. Mas quanto mais você fizer, melhor será.
Mapeie um plano de ação - Liderança consiste em direcionar pessoas. Diante disso, é preciso ser claro sobre as expectativas da organização, resumem os especialistas. A sugestão é sempre criar um plano de ação. Imagine que você vai conduzir um novo projeto.
De cara, a primeira coisa que precisa saber, obviamente, é onde querem chegar. Em seguida, você determina a rota mais eficaz e guia outras pessoas (o gerenciamento).
Quando você tiver certeza do seu destino, poderá se comunicar efetivamente com sua equipe. Isso é assertividade.
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