As relações interpessoais nas organizações, com direito a aperto de mão e estilo “olho no olho”, estão esfriando com o passar dos anos. Na maioria das empresas, e até na vida particular, são cada vez mais comuns situações em que as pessoas convivem no mesmo ambiente, mas marcam almoço ou desejam felicitações via rede social ou correio eletrônico. Isso mostra que o cuidado com a sustentabilidade nas relações interpessoais deve ser foco nas organizações empresariais.
O relacionamento interpessoal tem a ver com a maneira com a qual as pessoas estão tratando umas às outras. Por isso manter bons relacionamentos profissionais é imprescindível para o sucesso na carreira e isso vai muito além de dar bom dia e falar obrigado ou por favor.
Sustentabilidade nas relações
Uma pessoa busca habilidade no campo técnico, mas precisa se aprimorar também no aspecto do comportamento pessoal, manifestando, de forma simples e eficaz, um sorriso, um aperto de mão, um bom dia, companheirismo e postura capaz de mostrar como administra sua qualidade de vida.A sustentabilidade nas relações passa necessariamente pela maneira com a qual as pessoas se expressam, elemento fundamental da comunicação.
As competências emocionais possibilitam uma gama maior de formas de praticar o convívio social e melhorar consideravelmente as experiências de relacionamento interpessoal.
O coaching como ferramenta de desenvolvimento
O coaching possui técnicas de treinamento de relacionamento interpessoal com as quais indivíduo é levado ao autoconhecimento, melhorando aspectos da comunicação, interação e percepção, reduzindo distâncias, quebrando bloqueios e medos.A pessoa desenvolve a habilidade de ouvir na essência e falar claramente para ser compreendido, além de criar uma relação confiável para se relacionar e buscar o que há de melhor nas pessoas.
O coaching oferece ferramentas e técnicas para o aprimoramento de habilidades e desenvolvimento de capacidades para potencializar as relações interpessoais no trabalho, alcançar objetivos e metas.
Relações interpessoais no trabalho
A melhora das relações interpessoais no trabalho está ligada a alguns fatores como a empatia, que é a capacidade de uma pessoa se colocar no lugar da outra, extraindo o que existe de melhor em seus colegas e colaboradores.Outro aspecto é saber utilizar uma boa abordagem, adaptando o discurso ao público a que se dirige, facilitando a transparência, utilizando o “olho no olho” e outras comunicações não verbais para estabelecer confiança para mostrar interesse pelo que o interlocutor propõe.
Ao começar a interagir com outra pessoa, é preciso estar atento e receptivo a todas as informações, mostrando ser bom ouvinte, expondo sua opinião desde que estejam dentro do contexto.Quem estreita laços com colegas e conhece um pouco da intimidade de cada um, demonstra interesse efetivo para as pessoas que o cercam e não apenas pelo trabalho que elas prestam.
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