Escrito por Sulivan França - 27 de Novembro de 2017

A programação neurolinguística (PNL) é uma das mais completas ferramentas de desenvolvimento humano da atualidade, onde se estuda a estrutura da experiência subjetiva, junto como o funcionamento do cérebro em conjunto com a mente, em como o ser humano estrutura seus pensamentos, suas emoções e comunicações.

O que torna possível modelar qualquer resultado desejado e transformá-lo em realidade através de técnicas práticas e pragmáticas, focadas em resultados.

O conceito de persuasão

A persuasão, por sua vez, é uma estratégia utilizada no processo comunicativo, em que o comunicador utiliza recursos emocionais para conseguir convencer seu interlocutor a respeito de determinada ideia ou realizar uma ação, tratando-se de entender e compreender as necessidades e motivações das outras pessoas e utilizar isso para realizar um discurso mais convincente e direcionado, construindo uma boa argumentação.

Leia também: Persuasão na área de vendas

O conceito de oratória

Já a oratória é a arte de falar bem em público de forma eloquente, sendo uma forma específica de comunicação, que para muitos pode ser considerada também uma ciência. Isto porque tem uma vertente objetiva, com características específicas, técnicas e regras que podem ser aprendidas, e uma vertente subjetiva, como a personalidade ou carisma.

Sendo uma área que pode ser treinada e melhorada, onde indivíduos aprendem diferentes técnicas para atingir objetivos como de perder a timidez ou aprenderem a falar em público, seguidos por melhorar sua capacidade de persuasão ou simplesmente melhorar no âmbito profissional.

A oratória é essencial para advogados, por exemplo. O profissional que tem a chance de desenvolver sua persuasão e sua oratória com foco em PNL, certamente terá um grande destaque em toda ou qualquer área a qual venha atuar, por ser um estudo que engloba inúmeras vantagens, fazendo com que tenha uma comunicação totalmente ímpar, com o desenvolvimento e aperfeiçoamento da persuasão, autocontrole, empatia, foco, desempenho, inibição, dentre outros.

Leia também: Oratória: vencendo o medo de falar em público

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF