A persuasão pode ser definida como uma estratégia utilizada no processo comunicativo, em que o comunicador utiliza recursos emocionais para conseguir convencer seu interlocutor a respeito de determinada ideia ou realizar uma ação.
É importante não confundir com manipulação das pessoas, mas sim, trata-se de entendê-las, compreender suas necessidades e motivações e utilizar isso para realizar um discurso mais convincente e direcionado, construindo uma boa argumentação.
Desenvolvendo persuasão para a área de vendas
A importância dos treinamentos de persuasão como estratégia para a área de vendas é sempre ressaltada quando se fala em aprimorar resultados e alavancar o faturamento. Vale dizer que, para que eles alcancem sua máxima eficiência, o ideal é que sejam direcionados de acordo com os objetivos e público-alvo a serem alcançados.Além da persuasão propriamente dita, existe a retórica, que por sua vez, pode ser definida como a habilidade de saber falar bem, se comunicar de uma forma clara, objetiva e convincente, de maneira que consiga persuadir o interlocutor.
A linguagem é utilizada para se comunicar de forma eficaz, fazendo com que o comunicador consiga transmitir suas ideias de forma convincente.
A retórica na persuasão
Ela influencia diretamente na persuasão, visto que a arte de saber falar bem e se expressar adequadamente tem um poder maior de convencer o interlocutor do que um discurso confuso, com informações vagas. Por sua definição, já podemos deduzir como ambas são importantes para os times de vendas realizarem um bom trabalho.Enquanto a retórica influencia na forma como o vendedor se apresenta, expõe os produtos ou serviços e se comunica com os clientes, a persuasão é a habilidade que irá auxiliar no processo de negociação, auxiliando também na identificação das necessidades dos clientes e utilizando-as para impulsionar o fechamento do negócio.
aí que entra a questão que muitos falam no sentido de vender os benefícios dos produtos, em vez de apenas promovê-los, de saber encantar, de adotar uma postura corporal que condiz com a postura do cliente, de utilizar uma vestimenta que seja compatível com o público que se deseja atingir e assim por diante. O que se define como o poder da persuasão.
Confira também nosso artigo: PNL na área de vendas.
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