Segundo o dicionário da língua portuguesa, liderança é a condução de um grupo de pessoas, transformando-as em uma equipe que gera resultados.
Para que o resultado ocorra conforme o esperado, é imprescindível a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
O conceito de liderança refere-se à forma em que um líder de equipe conduz e gerencia pessoas de forma eficaz, o que exige muito controle emocional, autoconfiança, visão de futuro, planejamento estratégico, entre muitas outras habilidades fundamentais.
Liderança na Prática
No entanto, a prática de liderar é uma tarefa complexa, pois o bom líder, além de habilidades técnicas para gerir colaboradores e a equipe, tem também a capacidade de desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e profissionais, alinhando com os interesses das organizações.
Lembrando que ser líder, em muitos casos, acaba por ser uma tarefa bastante complicada, pois lidar com pessoas é lidar com personalidades distintas.
O Papel do Líder
Esse líder, além de suas muitas habilidades e conhecimentos técnicos, deve ser empático e transparente em suas ações perante o seu grupo de liderados, dando-lhes sempre feedbacks honestos, construtivos e assertivos, estimulando o aprimoramento da comunicação entre sua equipe, bem como de aspectos como foco, produtividade, automotivação, negociação, inovação, criatividade, relacionamento interpessoal, planejamento, visão sistêmica, entre outras coisas.
No entanto, junto com tudo o que já foi citado, esse líder ainda deve ter a capacidade de inspirar seus funcionários. O que parece uma afirmação um tanto quanto óbvia para muitos, mas na realidade, não é um fator no qual as empresas atuais foquem suas atenções, o que pode trazer muitas dúvidas e retardar o desenvolvimento de uma equipe.
A Importância da Motivação
Para esclarecer a questão, basta se lembrar da importância da motivação e do reconhecimento para os funcionários de qualquer corporação.
Com isso em mente, fica mais claro que, para se sentir motivado no trabalho, um colaborador precisa de inspiração, e poucas coisas podem incentivar mais um funcionário do que ser comandado por um chefe que, não só se interessa por seu trabalho e pelo desenvolvimento de seus subordinados, como também sente prazer em realizar suas funções.
Portanto, o conceito de liderança na prática requer um líder que além de todas suas habilidades, seja interessado no seu universo de trabalho e no melhor desempenho possível, pois assim, passará mais segurança e incentivo para seus subordinados, gerando cada vez mais e melhores resultados.
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