Escrito por Sulivan França - 05 de Outubro de 2018

Fazer uma conta de como precificar o atendimento de coaching pode parecer simples. Mas como em toda profissão, estabelecer um valor para o seu trabalho leva em conta vários fatores, a começar pela autoestima e autoimagem. Se você investe em conhecimento e capacitação profissional, está sempre atualizado, sabe o quanto dedica seu tempo para chegar onde chegou. Valoriza sua autoimagem como coach e, consequentemente, estabelecerá um valor merecido para seu trabalho.

Na prática, é importante considerar quantas horas por dia você se dedica ao seu negócio, quanto você gostaria de ganhar com o seu trabalho de coaching em um mês e quais ao seus planos de carreira. Em seguida, basta usar a matemática. Supondo que você dedica seis horas por dia ao atendimento de coaching e deseja ter um rendimento de 12 mil reais por mês. Fará 30 horas semanais e 120 horas por mês. Para faturar 12 mil reais por mês, deve dividir 12 mil por 120, chegando a um valor de 100,00, que será o valor base da sua hora inicial.

Oferta e procura

Para aumentar a sua hora, você deve analisar fatores como oferta e procura e se existe fila de espera. Quanto melhor for o ranking do seu trabalho na internet, sites e redes sociais, melhor será o seu valor percebido e, consequentemente, o valor da sua hora base. Você também deve compreender que um processo de coaching tem fama de ter custos elevados, mas isso não é uma regra. Existem vários métodos de trabalho e também variações de valores de coach para coach. Outros fatores, como a experiência do profissional, também devem ser considerados para se definir os valores por sessão, por mensalidade ou pelo processo inteiro. Há muitas variáveis para se definir o preço da hora de uma sessão de coaching, alguns métodos de trabalho são mais difíceis que outros e requerem conhecimento mais aprimorado por parte do coach.

Por exemplo, o life coaching usa uma metodologia menos complexa, pois é focado em comportamentos cotidianos. Já o business exige um cuidado maior, o coach não pode ter apenas conhecimento sobre a vida em geral, mas deve entender em profundidade como funciona o mundo dos negócios. O business coach não precisa ter formação na área gerencial, mas certamente terá que estudar muito sobre empreendedorismo, finanças e outros assuntos da área, e isso faz a diferença na hora de cobrar.

Há profissionais que elevam o valor do atendimento devido à experiência que possuem como coach, por conta da agenda cheia, bagagem profissional, procura e por utilizarem metodologias de mentoring em conjunto. Mas há algumas disparidades, um coach iniciante às vezes aplica seus processos de graça, utilizando o que se chama de sistema “pro bono”, ou mesmo cobrando um valor bem abaixo do que o exigido pelos profissionais mais antigos no mercado.

Pro bono

O pro bono é um sistema muito usado por coaches que ainda não possuem experiência ou que estão com a sua formação em andamento, que significa “para o bem”, ou seja, é um serviço voluntário, gratuito. É uma maneira de praticar a profissão e conquistar clientes para indicarem o serviço para outras pessoas. A vantagem é que os clientes terão um processo de coaching gratuito e, provavelmente, com qualidade.

Em média, o valor de cada sessão de um recém-formado é de R$ 100 reais, e o processo completo pode variar de R$ 600 a R$ 1000. Alguns oferecem descontos para o pagamento de todo o processo à vista. Por outro lado, um coach com mais experiência cobra em média o valor de R$ 200 reais por sessão. É comum ser vendida a mensalidade do processo de coaching, nesse caso o preço pode girar em torno de R$ 1000 reais por mês, porque, geralmente, há uma sessão extra dentro de 30 dias. Já um business coach ou um profissional reconhecido no mercado pode cobrar R$ 500 reais ou mais por sessão. Cabe ao profissional levar em consideração a média de preço por região e os valores podem ficar menores ou maiores.

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