Escrito por Sulivan França - 08 de Novembro de 2017

Os recursos humanos, ou seja, as pessoas, planejam e produzem os produtos e serviços, controlam a qualidade, comercializam o que produzem, alocam recursos financeiros e estabelecem as estratégias de mercado, objetivos e uma filosofia para a organização.

Além disso, se esmeram na criatividade para as tarefas e novidades internas, e também na comunicação com o mercado, através da divulgação, marketing e publicidade. Sem pessoas eficazes é impossível para qualquer empresa atingir seus objetivos.

A equipe é o bem mais valioso de uma empresa

Exatamente por isso, são os recursos mais valiosos de uma empresa. Segundo o professor doutor Arnaldo Puati Tomás, Ph.D. em recursos humanos, o dilema das empresas é tratar as pessoas como bem humano, dotadas de características próprias de personalidade, motivações, valores pessoais, ou como recursos, com habilidades, capacidades e conhecimentos.

Se as pessoas não forem habilitadas, capacitadas e munidas de conhecimentos, será impossível acompanhar o desenvolvimento do mundo atual.

Comportamento individual e comportamento organizacional

O comportamento individual é um aspecto relevante do comportamento organizacional.

As presunções e perspectivas sobre a natureza das pessoas marcam a maneira como elas são tratadas pelas organizações. A própria área de gestão de pessoas passou por enormes transformações nos últimos tempos devido a uma nova visão de pessoas nas organizações. Por isso, de acordo com o professor Arnaldo, as pessoas trazem profundas diferenças entre si, independente do gênero.

O ser humano passa a maior parte de seu tempo nas organizações, que só existem quando se juntam duas ou mais pessoas que pretendem cooperar entre si, a fim de alcançarem objetivos comuns. Ainda que as instalações físicas, os equipamentos e os recursos financeiros sejam necessários, os recursos humanos – ou seja, as pessoas – são particularmente importantes para a existência da empresa.

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF