Escrito por Sulivan França - 12 de Abril de 2018

Separar a vida profissional e pessoal ajuda a estabelecer um equilíbrio entre trabalho e família. Ao mesmo tempo, pode aumentar a eficiência no trabalho e reduzir o estresse na vida pessoal.

Embora os avanços tecnológicos sejam úteis, eles nos fazem dependentes, muitas vezes nos levando não ter limites entre trabalho e vida pessoal. Algumas dicas para manter as obrigações profissionais separadas das atividades familiares são eficientes, como estabelecer limites na sua vida profissional.

Sintonize suas Distrações

Você pode sintonizar todas as distrações para aumentar a sua produtividade no trabalho. Ou seja, verifique o seu e-mail pessoal, mensagens de texto e correio de voz de casa. Essas atividades roubam tempo longe de sua produtividade e, em muitos casos, podem tomar de você horas de trabalho.

Limite o tempo que você passa online, evite navegar na Internet, verificar sites de redes sociais ou postar em fóruns de discussão relacionados a questões pessoais durante o horário de trabalho.

Guarde seu tempo para conversas privadas com os colegas no horário de almoço e outros intervalos. Quanto mais tempo você dedicar ao trabalho, mais rápido terminará suas tarefas diárias.

Seja mais Dinâmico e Eficaz

Trabalhe com mais rapidez e com eficiência prática. Copie os hábitos produtivos de seus colegas. Isso irá ajudá-lo a realizar mais trabalho em menos tempo.

Se você é um gestor, pode optar por delegar tanto quanto for possível. Além de apoiar na otimização de seu tempo, vai aprimorar as suas habilidades de trabalho em equipe.

Aproveite e quebre grandes tarefas em partes menores e mais facilmente gerenciáveis. Crie um ambiente próprio para o trabalho longe dos ambientes de lazer. Este será um escritório perfeito, principalmente para quem trabalha em casa.

As Horas de Descanso também são Importantes

Crie e siga um horário de trabalho limitado. Trabalhe bastante para cumprir suas obrigações, sem cortar as horas necessárias para relaxar e passar tempo com a família e amigos.

Estabeleça uma meta de deixar o cargo em um momento específico a cada, agendando um ou dois dias obrigatórios de folga por semana. Isto é especialmente importante se você trabalha por conta própria ou em home office. Ao mesmo tempo, enriqueça sua vida pessoal, desenvolvendo relacionamentos fora do ambiente de trabalho.

Veja Também: Qualidade de Vida no Trabalho

Gaste o seu tempo pessoal com amigos que não são colegas de trabalho e, se você tem uma boa amizade com seus colegas de trabalho, estabeleça como regra para discutir o trabalho apenas durante o horário de expediente.

E-book

E-BOOK GRATUITO

BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.

Baixar PDF