As posições de liderança de equipe são muito valorizadas e almejadas pelos profissionais que desejam crescer na hierarquia das empresas. Só que a energia empregada na tentativa de ocupar essas posições muitas vezes não é proporcional ao grau de empenho para desenvolver as competências necessárias.
As funções de um líder
Todos sabem que cada um é responsável por sua própria carreira, portanto quem quer ser líder deve se preparar para isso, pois a personalidade do profissional influencia no estilo de liderança, diretamente no engajamento dos funcionários e consequentemente no desempenho da empresa.Como líder, você passa de contribuinte individual que leva sua rotina normal, preocupado apenas com seus próprios prazos e a qualidade de seu trabalho técnico, a ter responsabilidade pelos resultados de uma equipe. Essa mudança vai exigir adaptações na forma como utiliza seu tempo, nas suas habilidades e também naquilo que você valoriza. Seu tempo não poderá mais ser empregado em fazer o trabalho com as próprias mãos e sim em contribuir para que a sua equipe o realize de forma eficaz.
Liderança e gestão de pessoas
Sua habilidade, que muito provavelmente lhe garantiu a promoção, não será mais tão valorizada. Agora você terá que desenvolver habilidades de gestão de equipe, delegar, acompanhar, cobrar os resultados e dar o feedback final.Não vai ser mais possível valorizar apenas o desenvolvimento de trabalhos para os quais se formou, mas o foco terá que se deslocar principalmente para o desenvolvimento das pessoas que você lidera.
Para se ter uma equipe de alto desempenho, o líder deve sempre ampliar sua gama de conhecimentos, desenvolvendo, por exemplo, a capacidade de escutar as pessoas para obter o máximo de informações relevantes. Ampliar também o autoconhecimento, procurando saber qual é o impacto que você causa no ambiente, além de ser flexível, adaptável, ler muito sobre liderança e procurar exercitar o aprendizado adquirido sempre que uma oportunidade aparecer.
O líder pode optar por buscar um processo de coaching para maximizar ou desenvolver esses pontos, engajando a equipe na busca por resultados.
Ser líder é vibrar com os resultados de sua equipe e ter a certeza que o seu papel está sendo cumprido.
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