Técnicas de coaching para líderes

Você sabia que um líder com domínio das técnicas de coaching consegue utilizar processos modernos de gestão de pessoas, para conduzir sua equipe?

Essa característica é importante para esse profissional, principalmente porque hoje as empresas estão mais criteriosas para selecionar seus funcionários, exigem grau de escolaridade e conhecimento. Sendo assim, contratam profissionais competitivos e com bom potencial para se desenvolver.

Benefícios do coaching para quem é líder

As técnicas de coaching para líderes o apoiam para que ele alcance o autoconhecimento e conquiste a confiança dos seus liderados, tornando o ambiente favorável para o bom desempenho, identificação das qualidades dos integrantes da equipe e suporte para que eles deem o melhor de si.

O líder auxilia o liderado a ser responsável pelos desafios e objetivos que estabeleceu como meta na empresa, além de orientar nas tomadas de decisões, compartilhar experiências e conhecimento.

O líder precisa dar inspiração para as pessoas e tem o dever de conquistá-las pelo exemplo de suas atitudes, sem imposição autoritária.

Da mesma forma, um coach prepara o ambiente para conduzir a sessão com o cliente, um líder coach pode deixar o ambiente mais confiável para o colaborador se sentir seguro no desempenho de suas funções.

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A função do líder coach

Muitas pessoas, em especial as que trabalham no departamento comercial ou de vendas, precisam ter ousadia sem se descuidar da responsabilidade. Nessas situações, o líder coach vai ajudá-las nesse papel, estimulando no autoconhecimento e na descoberta de talentos.

Para prezar por uma relação promissora de confiança, os funcionários precisam se esforçar para a empresa ter credibilidade no mercado. Mas essa percepção só chega ao cliente, quando na outra ponta os funcionários sentem-se seguros, confiam na marca e no trabalho que desenvolvem. Essa relação de confiança deve ser estimulada e mantida pelo líder coach.

Técnica de coaching: O processo de escuta atenta

Tão importante como o ambiente de confiança, é ouvir e entender as necessidades e apontamentos da equipe, para definir os rumos estratégicos do negócio. Por isso, a escuta atenta e estruturada é essencial para a pessoa que exerce função de liderança.

O processo de escuta atenta deve ser focado nas reais necessidades da equipe e sua equivalência com os objetivos da corporação.

O líder precisa ter concentração total no que o funcionário diz, esforçando-se para compreender o contexto e tornar os apontamentos favoráveis ao desempenho da equipe e da organização. Nesse sentido, o líder precisa saber classificar o que escuta, mostrando com regularidade que entende o que o colaborador diz.

Durante a conversa, pode solicitar que ele clarifique alguns pontos, demonstrará que escutando não apenas o conteúdo de uma conversa, mas que está interessado no que ela significa, entendendo quais os aspectos mais relevantes o liderado quer salientar.

A importância do feedback

Outra habilidade que o líder coach deve ter é a de administrar e receber feedbacks, sempre que a situação exigir.

Os especialistas destacam que o feedback funciona como um meio de esclarecer questões relacionadas ao andamento do trabalho e dar retorno profissional ao funcionário, característica que o torna muito importante dentro de qualquer organização.

Os feedbacks são essenciais no ambiente corporativo, porque mesmo indivíduos com elevado grau de conhecimento em suas funções acabam por cometer erros e através de feedbacks podem identificá-los e corrigi-los, evitando complicações posteriores.

O líder também deve utilizá-los para elogiar o bom desenvolvimento e os resultados positivos do profissional, servindo sempre como uma ferramenta de avaliação.

Por isso, o líder que pretende obter os resultados desejados com o feedback, deve ter entender que esse é o momento para falar a verdade e dar um retorno profissional ao funcionário. O feedback deve ser administrado nas circunstâncias onde se deva falar ao funcionário sobre seu desempenho.

Autor

Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso

Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.

Formação e Especialidades

Sulivan combina expertise em NeurociênciasPsicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.

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