Você sabia que um líder com domínio das técnicas de coaching consegue utilizar processos modernos de gestão de pessoas, para conduzir sua equipe?
Essa característica é importante para esse profissional, principalmente porque hoje as empresas estão mais criteriosas para selecionar seus funcionários, exigem grau de escolaridade e conhecimento. Sendo assim, contratam profissionais competitivos e com bom potencial para se desenvolver.
Benefícios do coaching para quem é líder
As técnicas de coaching para líderes o apoiam para que ele alcance o autoconhecimento e conquiste a confiança dos seus liderados, tornando o ambiente favorável para o bom desempenho, identificação das qualidades dos integrantes da equipe e suporte para que eles deem o melhor de si.
O líder auxilia o liderado a ser responsável pelos desafios e objetivos que estabeleceu como meta na empresa, além de orientar nas tomadas de decisões, compartilhar experiências e conhecimento.
O líder precisa dar inspiração para as pessoas e tem o dever de conquistá-las pelo exemplo de suas atitudes, sem imposição autoritária.
Da mesma forma, um coach prepara o ambiente para conduzir a sessão com o cliente, um líder coach pode deixar o ambiente mais confiável para o colaborador se sentir seguro no desempenho de suas funções.
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A função do líder coach
Muitas pessoas, em especial as que trabalham no departamento comercial ou de vendas, precisam ter ousadia sem se descuidar da responsabilidade. Nessas situações, o líder coach vai ajudá-las nesse papel, estimulando no autoconhecimento e na descoberta de talentos.
Para prezar por uma relação promissora de confiança, os funcionários precisam se esforçar para a empresa ter credibilidade no mercado. Mas essa percepção só chega ao cliente, quando na outra ponta os funcionários sentem-se seguros, confiam na marca e no trabalho que desenvolvem. Essa relação de confiança deve ser estimulada e mantida pelo líder coach.
Técnica de coaching: O processo de escuta atenta
Tão importante como o ambiente de confiança, é ouvir e entender as necessidades e apontamentos da equipe, para definir os rumos estratégicos do negócio. Por isso, a escuta atenta e estruturada é essencial para a pessoa que exerce função de liderança.
O processo de escuta atenta deve ser focado nas reais necessidades da equipe e sua equivalência com os objetivos da corporação.
O líder precisa ter concentração total no que o funcionário diz, esforçando-se para compreender o contexto e tornar os apontamentos favoráveis ao desempenho da equipe e da organização. Nesse sentido, o líder precisa saber classificar o que escuta, mostrando com regularidade que entende o que o colaborador diz.
Durante a conversa, pode solicitar que ele clarifique alguns pontos, demonstrará que escutando não apenas o conteúdo de uma conversa, mas que está interessado no que ela significa, entendendo quais os aspectos mais relevantes o liderado quer salientar.
A importância do feedback
Outra habilidade que o líder coach deve ter é a de administrar e receber feedbacks, sempre que a situação exigir.
Os especialistas destacam que o feedback funciona como um meio de esclarecer questões relacionadas ao andamento do trabalho e dar retorno profissional ao funcionário, característica que o torna muito importante dentro de qualquer organização.
Os feedbacks são essenciais no ambiente corporativo, porque mesmo indivíduos com elevado grau de conhecimento em suas funções acabam por cometer erros e através de feedbacks podem identificá-los e corrigi-los, evitando complicações posteriores.
O líder também deve utilizá-los para elogiar o bom desenvolvimento e os resultados positivos do profissional, servindo sempre como uma ferramenta de avaliação.
Por isso, o líder que pretende obter os resultados desejados com o feedback, deve ter entender que esse é o momento para falar a verdade e dar um retorno profissional ao funcionário. O feedback deve ser administrado nas circunstâncias onde se deva falar ao funcionário sobre seu desempenho.
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