As técnicas de coaching dão suporte para o professor ser o principal agente no processo de aprendizagem em sala de aula. O docente se sentirá instigado a utilizar ferramentas que o transformam em protagonista da sua escala de aprendizado. Com melhor desenvoltura das técnicas, aumento da potencialidade dos pontos fortes, evolução de conhecimento dos processos humanos e cognitivos.
Quando um professor entra em sala de aula, ele adota o procedimento que considera mais adequado para conduzir os alunos ao aprendizado. Por isso, se utilizar as ferramentas do coaching no processo educacional pode melhorar seus processos, conseguindo transformar um problema em objetivo, melhorando a capacidade dos alunos aprenderem e levando criatividade para o ambiente educacional corporativo.
Essa atitude dá inspiração para novos conhecimentos e atitudes permeadas por valores humanos.
O Coaching no Processo Educacional
Entre as oportunidades pedagógicas da inclusão do coaching na educação, está a realização de workshops, colóquios, seminários, grupos de estudos sobre o tema e análise de benefícios do coaching no ambiente acadêmico.Essas abordagens potencializam a vontade de estudar e aprender, considerando diferentes formas de aprendizado e promovendo um processo de transformação cultural.
Outra oportunidade é a consolidação da inteligência das pessoas através de atividades pedagógicas, como a criação de trabalhos coletivos, capazes de melhorar a comunicação assertiva, escuta atenta e boa comunicação para a mediação de conflitos.
O coaching na educação também serve para potencializar o autoconhecimento, descoberta de valores, e para aproximar família e escola no compromisso de formar valores humanos interessados, engajados, decididos a provocar mudanças no mundo.
Promovendo Espaços Pedagógicos
Na instituição de ensino, podem ser promovidos espaços pedagógicos com a finalidade de estimular a discussão, aprendizado e evolução do raciocínio, para que as pessoas descubram por si só os comportamentos que mais se identificam. Isso garante maior autonomia, disciplina consciente e capacidade de raciocínio crítico.A metodologia do coaching também pode apoiar os estudantes inquietos, interativos e obstinados, bem como os professores que não temem suas dúvidas, além das corporações educacionais com visão de vanguarda, modernas, que estão constantemente reavaliando sua postura acadêmica.
O coaching dá suporte para ser feito um trabalho com o indivíduo, suas percepções e sentidos, expressões e criatividade, onde o professor é personagem da sua própria evolução, motivado a se aperfeiçoar e se desenvolver profissionalmente.
Os docentes também podem desenvolver a comunicação assertiva, por meio do coaching, principalmente porque eles precisam ser bons comunicadores que não deixem margem para dúvidas, tenham clareza e sejam firmes no que transmitem.
As pessoas com boa capacidade de se comunicar de forma aberta são democráticas, compartilhando com os demais a mesma oportunidade de se expressar, sem se prevalecerem do direito de dominar ou rebaixar os que estão a sua volta.
O Coaching e as Ciências Humanas
Os professores geralmente possuem boa desenvoltura para falar ao público e boa mobilidade com as palavras e abordagens para apresentarem suas ideias. Quando os docentes buscam no coaching algumas ferramentas de comunicação, impulsionam a melhoria desse processo.Eles saem da zona de conforto e prosseguem no aperfeiçoamento das suas qualidades, investindo na evolução das suas potencialidades profissionais e pessoais para alcançar sucesso.
Em síntese, essas ferramentas ajudam a conhecer as pessoas com mais propriedade, extraindo o que de melhor cada uma delas pode dar de si e tornando o aprendizado mais interessante.
O coaching utiliza uma grande variedade de técnicas e instrumentos que incorporam as ciências humanas, incluindo as ferramentas para identificação de perfis e oferecer apoio para quem precisa desenvolver capacidades.
E-BOOK GRATUITO
BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.
Baixar PDF