Os três elementos para o trabalho em equipe

Há três elementos que lideram a lista dos mais importantes para o trabalho de equipe bem-sucedido. Se eles não estiverem presentes, surge uma interferência maciça.

Para ser sincero, eles são evidentes, mas minha experiência dita que quase sempre se presume que são óbvios e claros para todos os envolvidos. O “cegamente óbvio” simplesmente cega, e a falha é iminente.

Trabalhando em Equipe

Esses três elementos são: quem, o que/ qual e como.

Quando um grupo de pessoas se une para fazer uma tarefa, cada indivíduo precisa entender quem é cada pessoa na equipe, qual é a tarefa e como fazê-la. O grau de falta de clareza dessas coisas é o grau em que a eficiência é reduzida. Nesse contexto, entender “quem é cada pessoa” significa ter suficiente percepção sobre elas para confiar nelas, e suas intenções são claras.

O “o que/qual” significa que há clareza sobre a tarefa que o grupo enfrenta: por que eles estão fazendo isso e qual seria a aparência do sucesso. É interessante notar que “tarefa” tem dois níveis.

Níveis do Trabalho em Equipe

O Primeiro Nível é o resultado final, o objetivo.

O Segundo Nível, com frequência mais difícil de discernir, refere-se àquilo que precisa ser feito imediatamente para progredir eficientemente em direção ao objetivo do Primeiro Nível.

A equipe pode ter que lidar com um problema de relacionamento no grupo antes de poder discutir o que pode ser um assunto mais óbvio, como uma questão de estratégia. Se o time fracassar ao lidar com o Segundo Nível, seus integrantes certamente vão ficar desunidos ao discutirem a estratégia.

A interferência bloqueará sua capacidade de ter uma conversa criativa significativa ou, ainda pior, algumas pessoas cuja opinião pode ser essencial podem simplesmente “ficar de fora” e mais tarde alegar que nunca concordaram com o que foi feito.

O Processo do Trabalho em Equipe

O “como” diz respeito ao processo de atingir as metas do Primeiro Nível. Refere-se a um amplo espectro de atividades, de estratégia e prioridades para comunicação, frequência de reuniões e regras básicas.

O grau em que esses elementos precisam ser claros, entendidos e harmonizados é ditado pela dificuldade de tarefa. Uma reunião de grupo para decidir a alocação de vagas de estacionamento não precisa do mesmo nível de discernimento e clareza do que sobre quem, o que e como uma equipe responsável pela construção de uma fábrica de $ 300 milhões necessita.

Esse texto possui informações extraídas do livro “Coaching Eficaz” de Myles Downey, editora CENGAGE Learning, 3ª edição, 2010.

Autor

Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso

Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.

Formação e Especialidades

Sulivan combina expertise em NeurociênciasPsicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.

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