A SLAC® Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching está comprometida em proporcionar o desenvolvimento contínuo de seus coaches membros. Para isso, nos cursos de Coaching ensinamos e estabelecemos um modelo de competências de um profissional de Coaching.
Nosso processo de certificação não lhe dá apenas certificação, mas também lhe credencia individualmente como membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Além disso, assegura o acompanhamento e desenvolvimento das competências, sendo elas:
Respeito à diversidade
Visão
Integridade
Planejamento e organização
Comunicação
Inovação
Motivação de outros
Apoio para o alcance de resultados
Flexibilidade
Persuasão
de compra
Apoio do desenvolvimento de outros
Foco na
qualidade.
Estas 12 competências são amplamente desenvolvidas em cada um de nossos programas de Formação em Coaching, para que se obtenham melhores resultados e bom desempenho.
Para se tornar um coach é fundamental superar alguns desafios, os quais estão elencados a seguir:
Tenha a escuta ativa e atenta. Demonstre o que você entendeu aquilo que foi dito, antes de expressar sua opinião ou experiências. Para conseguir mais atenção da outra parte no diálogo em situações tensas, escute e repita o que escutou, principalmente sobre emoções, antes de expressar suas necessidades e posições. Essa maneira de escutar mostra que entender o que o outro diz não significa que se concorda com o que ele faz ou que se aceita fazer o que é pedido.
No intuito de ajudar a outra parte a cooperar com você e evitar desavenças em diálogos importantes, explique o tipo de conversa que você pretende ter. Quanto mais importante a conversa para você, maior deve ser o esforço para fazer com que o outro entenda o contexto.
Procure falar mais devagar e dê a outra pessoa mais informações sobre como você está se sentindo ou pensando. Utilize frases diferentes iniciadas com “eu”. Uma forma eficaz de ajudar o outro a compreender melhor é utilizando cinco diferentes dimensões das frases “eu...”. Quando alguém escuta a outra pessoa de modo sincero, ocorre um processo bastante criativo. Assim, quanto mais frases do tipo “eu...” a pessoa que está falando usar, mais fácil será para quem escuta entender o que outro está dizendo e sentindo.
A fim de obter maior cooperação dos outros, sempre que possível, pergunte o que você deseja, utilizando, para isso, uma linguagem específica e positiva. Que seja acompanhada de uma ação específica, em vez de fazer considerações genéricas com o uso, por exemplo, de termos como “por quê”, “não” ou “alguém poderia”. Auxilie as outras pessoas a fazerem o que você pede, acrescentando as razões do pedido e o benefício.
Para coordenar a própria vida e o trabalho com quem está ao nosso redor é preciso saber mais sobre o que os outros estão pensando, sentindo, querendo e planejando. Em geral, a forma como se pergunta, em que se busca respostas restritas a um "sim" ou "não", tende a fechar as pessoas. Por sua vez, perguntas abertas as encorajam a revelarem mais sobre suas emoções e pensamentos.
Para estabelecer relações mais satisfatórias com quem está à sua volta, demonstre maior gratidão, positivismo, prazer, apreço e encorajamento. Ao longo da vida, sempre, lida-se com obstáculos e desafios. É confortável e fácil detectar somente os pontos que necessitam de correção ou conserto. Para que relacionamentos pessoais sejam mais satisfatórios e para que a vida seja mais feliz, é preciso prestar atenção e mostrar apreço pelo que lhe agrada e que você entende como bom e correto.
Para uma boa comunicação em situações distintas é preciso treinar as habilidades inúmeras vezes até o dia em que elas irão se tornar hábitos. O último desafio consiste em praticar as capacidades comunicativas em desenvolvimento no seu cotidiano, na resolução de problemas em conjunto, oferecendo apoio moral a pessoas que se considera importantes e sentindo prazer ao notar como se pode influenciar o mundo de forma positiva.
A lógica pode levar de um ponto A a um ponto B. A imaginação pode levar a qualquer lugar