O que é coaching e quais os tipos de coaching?

O coaching é uma nova área no mercado de trabalho que sintetizou o que há de melhor na: gestão de negócios e estratégia, filosofia, psicologia positiva e terapia cognitiva. Seu objetivo é beneficiar todos que estão passando por um processo pragmático ou que buscam alcançar objetivos.

 

Através de técnicas e ferramentas o curso de Coaching é capaz de mudar o estado atual (presente) do indivíduo e levá-lo ao seu estado desejado (futuro).

  • Definição e planejamento de negócios ou carreira
  • Integração dos negócios e vida pessoal em busca do equilíbrio
  • Potencialização de desempenho no trabalho
  • Tomada de decisões importantes
  • Gestão de negócios

COMO FUNCIONA O COACHING

coach fornece apoio, encorajamento e ajuda na conquista de habilidades para a vida diária. Fornece diretrizes, feedback e orientação para assegurar um BOM DESEMPENHO.

 

 

BENEFÍCIOS DO COACHING

A metodologia de Coaching está em expansão e é adotada por diversas áreas. 68% das organizações dizem submeter seus executivos ao método. E os principais motivos para isso são:

  • Aumento da produtividade
  • Desenvolvimento da inteligência organizacional
  • Desenvolvimento de inteligência emocional
  • Assertividade
  • Foco na solução de conflitos.
  • Redução do nível de estresse.
  • Baixo absenteísmo.
  • Alta produtividade.
  • Ganhos de performance.

 

TIPOS DE COACHING

COACHING DE VIDA

Processo desenvolvido para a pessoa ter uma melhor qualidade de vida, como o próprio nome diz, essa modalidade de coaching pode ser utilizada tanto para o desenvolvimento pessoal como no planejamento de vida. Normalmente, é buscado por qualquer pessoa que pretende alcançar determinado objetivo.

 

COACHING EXECUTIVO

Destinado a alcançar objetivos corporativos, alta performance de gestores e necessidades de negócios. Costuma ser procurado por empresários, diretores, executivos, entre outros profissionais.

 

COACHING DE CARREIRA

O Coaching de carreira atua com profissionais, para que se desenvolvam e possam ser orientados para novas oportunidades.

LEADER COACH

Treinamento para líderes desenvolvido para que as competências de um coach sejam adquiridas. Entre elas a empatia, perguntas estratégicas, feedback, condução de processos, ser líder servidor e escutar ativamente.

TEAM COACH

Coaching de equipes atua no desenvolvimento e maximização da performance do grupo. Para iniciar, é necessário desenvolver uma meta que deve ser alinhada ao cenário, cultura e valores da organização, bem como planejada com o modelo de competências.

BUSINESS COACHING

Processo de Coaching desenhado para a compreensão sobre gestão do negócio focado em resultados efetivos, se aprofundando nas fases das empresas, perfis comportamentais dos colaboradores, gestores, líderes e sócios.

 

PROCESSO DE COACHING NA PRÁTICA

  • 01

    O Coaching é essencialmente uma conversa, um diálogo que envolve você e o cliente, em um contexto produtivo e orientado a resultados.

  • 02

    A conversa é formada por perguntas e tem como objetivo encorajar e apoiar o coachee (cliente) para que enxergue as situações por novos ângulos e seguindo estratégias diferentes.

  • 03

    O processo de Coaching oferece um contexto seguro do qual os clientes podem identificar o que está funcionando e o que não está, experimentar novos comportamentos e aprender com suas experiências.

     

O PAPEL DO COACH

O coach é o profissional que apoia as pessoas na identificação de METAS específicas para que as alcancem de forma mais rápida e fácil.

Fornece ao coachee as ferramentas, as perspectivas e as estruturas necessárias para que o cliente (coachee) alcance o que almeja. Além disso, realinha as crenças limitantes e estabelece um ponto sobre o qual o coachee deverá refletir.

Além disso, a pessoa que se torna coach pode, através da sua função, crescer quanto pessoa, uma vez que quando você é responsável pelos resultados alheios, você também aprende.

O coach facilita a evolução do desempenho, do bem-estar, da aprendizagem dirigida à própria pessoa e do desenvolvimento particular de indivíduos, grupos e organizações que não apresentem problemas mentais clinicamente significativos ou níveis anormais de padecimento psicológicos.

Para ser um coach basta ter vontade e motivação, profissionais de qualquer área pode ser um!

 

NÚMEROS DO COACHING NO BRASIL

98.8% dos alunos SLAC® consideram o Coaching como o seu principal aprendizado de vida, trazendo diversos impactos positivos para a vida pessoal e profissional.Fonte: Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Coaching – CPDC

83% dos líderes que passaram pelo processo de Coaching relatam a importância da metodologia, trazendo maiores resultados da sua gestão.Fonte: BBC

Profissionais que têm em seu currículo a formação em Coaching recebem 35% a mais do que outros profissionais.Fonte: Datafolha

Por que o trabalho de Coaching é importante?

O processo de Coaching passou a ser popular em 1990. Atualmente, ele é um dos principais processos de desenvolvimento humano. Tem seu funcionamento centrado em três características fundamentais e é visto como uma profissão promissora que cresce muito no País:

EMPATIA:
o coachee e coach viram uma equipe e passam a atuar em conjunto para alcançar um resultado que o coachee não conseguiria sozinho.

ESTRUTURA:
com um coach, o coachee passa a ter mais ação, pensar grande e começa a trabalhar com foco na solução.

ATUAÇÃO:
o coach sabe como orientar seus coachees (clientes) a fazer mais, tomar melhores decisões, definir melhor seu foco visando à máxima produtividade.

QUEM PROCURA UM PROCESSO DE COACHING?

  • Empresários
  • Gestores
  • Líderes
  • Executivos
  • Pessoas que desejam alcançar metas ou melhorias na vida pessoal
  • Profissionais em transição de carreira
  • Quem deseja aprender a identificar um perfil comportamental

FUNDAMENTOS DO COACHING

Os principais fundamentos do Coaching foram idealizados e elaborados para permitir mais entendimento sobre as práticas e os tratamentos utilizados na profissão. São fundamentais para o desempenho profissional competente de qualquer profissional de Coaching.

1. Determinando os fundamentos

Em Coaching, o cumprimento de diretrizes éticas e padrões profissionais é algo essencial. Diante disso, torna-se importante tanto a compreensão de valores éticos e de parâmetros em Coaching quanto a sua capacidade de aplicação em todas as situações que envolvam o coach e o cliente.
O coach deve compreender os padrões de conduta determinados pela SLAC® Coaching e apresentá-los em seus comportamentos no cotidiano da profissão.
Para saber quais são eles, é necessário verificar o Código de Ética.
O profissional deve entender o cliente e argumentar de forma eficiente com ele os rumos e os padrões específicos do relacionamento de Coaching. Entre tais pontos estão a programação, o preço, a inclusão de outras pessoas, etc.

O QUE É COACHING DE PERFORMANCE?

O Coaching de performance, mais conhecido como Coaching de Carreira, trabalha nas pessoas o autodesenvolvimento e o autoconhecimento. O coach apoia a identificar os comportamentos necessários para você ser capaz de atuar em alta performance, conquistando todos os objetivos traçados.

As habilidades que você aprende podem ser aplicadas para o seu crescimento pessoal e empresarial. Não obstante, o Coaching de performance traz uma série de benefícios, como, por exemplo:

  • Olhar empreendedor para abrir novos negócios
  • Foco na solução de problemas
  • Planejamento de ações de forma mais eficaz
  • Conscientização do que precisa ser feito
  • Motivação para traçar caminhos maiores

O QUE É UMA SESSÃO DE COACHING?

Todas as sessões de Coaching são importantes. O coach, através de perguntas e ferramentas, faz com que o cliente acesse seu potencial interno, compreenda o que precisa fazer para alcançar sua meta e adote um plano de ação que precisa ser realizado até a próxima sessão.

Durante o processo de Coaching, a pessoa passa a identificar toda sua potencialidade, o que precisa desenvolver, como as suas crenças prejudicam a realização das suas metas e como tornar essas crenças em fortalecedoras.

 

 

 

Autor

Evolução que Conecta Pessoas ao Sucesso

Com mais de 23 anos de experiência, Sulivan França é referência em gestão de pessoas e desenvolvimento humano. Fundador da SLAC Educação e líder de empresas como Human Solutions Brasil, ele já impactou mais de 98.000 pessoas no Brasil e na América Latina, transformando vidas e negócios.

Formação e Especialidades

Sulivan combina expertise em NeurociênciasPsicanálise e Gestão de Recursos Humanos, com uma visão estratégica apoiada por um MBA em Gestão Empresarial e Planejamento Tributário, alinhando crescimento sustentável, bem-estar e estratégia.

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