Quem nunca escutou "isso é um problema de comunicação", "a comunicação não foi clara", "foi um ruído de comunicação"? O ato de se comunicar é a base do nosso cotidiano, seja nas formas verbal, escrita, gestual. Em nossos relacionamentos, dentro e fora da empresa, comunicar-se com qualidade é pré-requisito para otimização de tempo, clareza de objetivos, alinhamento de expectativas, integração.
Para isso, é essencial ter em mente que comunicação não é apenas a emissão de mensagens - a comunicação se dá por completa a partir do entendimento do outro. Aí que entra a Comunicação Assertiva como aliada: a arte de transmitir ideias de forma concisa, ou seja, "ir direto ao ponto", mesmo quando há potencial para discordância.
Sim, se não tomarmos cuidado, uma vez que existem tipos de comunicação: a agressiva, a passiva, a passiva-agressiva e a respeitosa-assertiva, essa última considerada a ideal. Somos capazes de utilizar esses quadro modelos em um mesmo dia em nossas comunicações, veja:
Comunicação Agressiva: Não permito que o outro se manifeste, interrompo suas falas, ignoro suas colocações, desrespeito a opinião alheia
Comunicação Passiva: Comunico-me de forma amedrontada, não expondo minhas opiniões às vezes por comodismo, ou me permitindo ser desrespeitado em um diálogo
Comunicação Passiva-Agressiva: Uso um comportamento irônico, destruindo a comunicação existente, ou mesmo permaneço conectado ao meu smartphone, não sendo atencioso
Comunicação Respeitosa-Assertiva: Consigo evitar as armadilhas emocionais apresentadas acima, gerando um clima harmônico para o diálogo, sem deixar de ser objetivo e claro nas minhas colocações
Mal entendidos
Interpretações diferentes do sentido original da mensagem
Passividade diante da equipe
Desgaste e estresse
Insegurança para se colocar em público
Dispersão de ideias
Perda de credibilidade
De início, é importante ressaltar que para se comunicar assertivamente, além de aprender a se colocar com firmeza e gentileza, é necessário saber também escutar, o que envolve muito mais do que apenas ouvir despretensiosamente ou se manter em silêncio enquanto o outro fala.
Escutar se trata em dedicar naquele momento toda a sua atenção ao conteúdo que a pessoa expressa, evitando distrações e se portando com uma linguagem corporal e manutenção do contato visual adequados, percebendo e processando as informações recebidas.
Essas habilidades não são fáceis de desenvolver, principalmente por muitos profissionais já possuírem vícios e maus hábitos, como a interrupção do outro no momento de fala e a ausência de concentração. Líderes, principalmente, precisam trabalhar a Comunicação Assertiva para garantir diálogos proveitosos e que realmente promovam entendimento e conexão.
O conhecimento da mensagem que transmitimos, além da empatia ao fazê-lo, são ingredientes fundamentais para nos comunicarmos assertivamente, pois se conseguimos ter segurança no nosso discurso e o fazemos de forma natural e agradável, é possível defendermos pontos de vista e nos expressarmos com qualidade, ganhando a atenção e o entendimento do outro.
Por ser de grande valor hoje a capacidade de se comunicar bem, as empresas têm investido em treinamentos para auxiliar seus profissionais. A SLAC Coaching, por meio do processo do coaching, ajuda milhares de pessoas a refletirem e, consequentemente, a traçarem metas para o aprimoramento de questões em suas vidas pessoais e profissionais, como a comunicação interpessoal.
O processo de coaching oferece um contexto seguro no qual os coachees podem identificar o que está funcionando e o que não está, experimentar novos comportamentos e aprender com suas experiências - e uma das necessidades trabalhadas poderá ser essa forma de se comunicar assertivamente que, por meio de diálogos produtivos com o coach, poderá se desenvolver a curto prazo.
Investir em comunicação eficaz é investir na construção de um clima organizacional propício para a produtividade, a convivência harmoniosa, os resultados em prol de todos.
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