Artigos do Presidente

Desenvolver proatividade no trabalho

Proatividade define o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio. O uso da palavra proativo foi limitado ao domínio da psicologia experimental na década de 1930. Essa palavra no meio empresarial, roda nos conceitos de selecionadores, e que se for mesclada

Sou perfil dominante e meu chefe influente. E agora?

A característica de dominância define as pessoas ativas ao lidar com problemas e desafios, costumando ser diretas, exigentes e determinadas em seus objetivos. Já a influência está ligada às pessoas que utilizam o poder da comunicação, gostam de conversar e sabem persuadir o próximo de forma amistosa. Esses comportamentos fazem parte da teoria

O que é Liderança Estratégica?

Num mundo cada vez mais complexo, a liderança estratégica é essencial para as corporações. Ela está totalmente focada no desenvolvimento de liderança empresarial e, em segundo plano, na figura do líder. É muito fácil concentrar a atenção na pessoa do líder, seu carisma e charme, mas isso é insuficiente e, por vezes, prejudicial. De

O que é benchmarking?

Criado na década de 70, o termo benchmarking passou a ser muito utilizado no meio corporativo, mas você sabe o que quer dizer benchmark? A “ASQ – American Society for Quality” define benchmarking como o processo de medição e comparação contínua de uma organização relativamente às organizações líderes em qualquer parte do mundo, de modo

Como praticar a autodisciplina

É de grande valia refletir sobre o coaching recebido e então concentrar-se em uma ou duas áreas válidas. Marshall Gosldsmith, o guru do feedback, adverte seus clientes de que mais de dois tópicos já é demais para qualquer um lidar de uma vez só (Goldsmith, 1996). Podemos identificar e utilizar recursos na forma

Terapia Cognitivo Comportamental

Diferente de outros tipos de terapia, a TCC traz uma abordagem bastante prática e direta. A partir da análise de um problema, o foco passa a ser sua solução, através da mudança de comportamento. Isso não significa que o método seja melhor do que outros tipos de psicoterapia ou que

Relacionamento interpessoal no trabalho

Ao trabalhar o relacionamento interpessoal, as pessoas passam a conhecer melhor a si próprias, elevando seu autoconhecimento e sua maneira de relacionar-se com o mundo e com as pessoas. Quanto mais o indivíduo se conhece evolui, melhores serão seus relacionamentos. Lembrando-se que relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia

O que é PNL – Programação Neurolinguística

Por que alguns indivíduos conseguem excelentes resultados em uma certa área, enquanto outros parecem incapazes de conquistar bons desempenhos, mesmo após muito treinamento? Por qual razão, diante de situações iguais, muitas vezes as pessoas reagem de maneira completamente diferente? E mais, existiria uma forma de alguém conseguir ampliar seu potencial

Cultura organizacional

Como anda a cultura organizacional da sua empresa? Independente do porte da organização, de ser cuidadosamente planejada ou fluir de acordo com os relacionamentos interpessoais, a cultura organizacional existe. Ela pode ser inclusive um ponto forte ou fraco para o negócio. Isso porque quando a gestão organizacional é eficaz, a cultura da

Conflito em equipe

O conflito dentro de uma equipe é ruim, não é? Não necessariamente. Depende do tipo de conflito e do contexto em que a equipe opera. Os pesquisadores identificaram três tipos clássicos de conflito: Conflitos de relacionamento Aqui, as pessoas têm problemas interpessoais, diferenças de personalidade, queixas reais ou imaginadas de

Teoria de Maslow: qual sua relação com coaching ?

A teoria de Maslow, baseada na hierarquia das necessidades de um ser humano, também conhecida como “Pirâmide de Maslow”, é vista como uma das mais importantes teorias de motivação. Trata-se de uma divisão hierárquica, proposta pelo psicólogo norte americano Abraham Maslow (1908-1970). Como funciona a pirâmide de Maslow Maslow sugeriu que as necessidades

A escuta empática

Empatia é uma habilidade natural ou aprendida através de métodos como o coaching, que implica em se colocar no lugar da outra pessoa, ajudando a compreender as razões que levam pessoas a tomar determinadas decisões. Dentro de uma organização, a empatia é a inteligência interpessoal fundamental que define-se pela capacidade de enxergar algo

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