O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Coaching da SLAC® Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching fez um levantamento dos profissionais formados em Coaching na entidade e também dos que mais procuram apoio no processo. Em ambos os casos destacaram-se os psicólogos e os administradores.
Entre os que concluíram o curso de Formação em Coaching na SLAC® Coaching, 22,3% são psicólogos e 16,7% administradores. Em seguida, aparecem profissionais de educação física (13,5%), publicitários (9,5%), médicos (7,5%), economistas (6,9%) e jornalistas (6,7%).
Todas as pessoas do mundo têm uma meta. No Brasil, em uma pesquisa feita recentemente, foi constatado que 72% dos brasileiros estão insatisfeitos com seus trabalhos. Nesse mesmo levantamento, foi identificado que 86% das pessoas que traçam metas não alcançam, e os motivos são diversos, como medo de errar, falta de planejamento, procrastinação, etc.
Das pessoas que buscam a SLAC® Coaching, 97,8% alegam se interessar pela metodologia Coaching para promover o autoconhecimento. Apenas 2,2% desejam se tornar profissionais da área.
Após as formações, foi constatado que entre os anos de 2014 a 2018, dos 2.500 clientes questionados, 83,7% alegaram que após conhecerem a eficácia da metodologia, tomaram a decisão de fazer do Coaching a sua profissão. O número de coaches no Brasil só cresce!
Em um período de 90 dias, uma empresa na área de construções e incorporações, em parceria com a SLAC® Coaching, adotou em seu modelo de gestão as estratégias traçadas dentro do programa de Team Coaching.
Em uma pesquisa enviada para 25 colaboradores, que tinha como principal foco compilar os resultados e o potencial de impacto para identificar a percepção dos liderados em relação a melhoria das práticas de gestão adotadas por seus líderes, foi constatado os seguintes resultados positivos:
Em outro programa de Team Coaching desenvolvido em parceria com a SLAC® Coaching para uma empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, foi constatado os resultados a seguir:
A cada três casais que se unem no Brasil, um assume como resultado o divórcio
Nos últimos três anos, somente no Brasil, 341 mil empresas fecharam as portas
Um número alarmante de 60 milhões de brasileiros estão endividados
Aproximadamente 75% das pessoas estão infelizes em seus empregos atuais
96,7% das sociedades já tiveram em algum momento problemas de relacionamento
Cerca de 90% dos brasileiros nunca conseguem alcançar aquilo que desejam na vida
Esses são só alguns indicadores breves sobre o atual cenário dos brasileiros. E com a metodologia correta, todas as pessoas, inclusive você, podem ALCANÇAR METAS e MUDAR SEUS RESULTADOS! O Coaching é o método ideal para o desenvolvimento pessoal e profissional
68% das empresas afirmam submeter seus executivos ao método de Coaching.
Veja a seguir alguns dos principais motivos para a utilização do método:
As empresas sabem que maior produtividade e eficiência são fatores diretamente ligados à forma como os profissionais se sentem valorizados. Nesse sentido, o processo de Coaching busca compreender as raízes do sentimento de desvalorização de integrantes da equipe para poder propor ações capazes de mudar isso.
A inteligência organizacional é a responsável pela satisfação das necessidades de clientes, funcionários, fornecedores e sócios. Trata-se de uma maneira adequada de conciliar os interesses de todos os agentes envolvidos no papel de uma corporação. O Coaching é uma ferramenta poderosa para fortalecer a inteligência nas organizações.
Conviver com as diferenças é uma das principais dificuldades no ambiente de trabalho, pois elas podem gerar conflitos. O Coaching trará outro ponto de vista para o gestor, o que ajudará a compreender as razões que levaram a pessoa em questão a tomar a decisão que levou ao conflito.
O absenteísmo é a ocorrência exagerada de atrasos ou ausências no trabalho. Tal situação pode ser consequência direta de uma insatisfação com o emprego. Ao diagnosticar os motivos que explicam faltas e atrasos, o Coaching auxilia as empresas a reduzirem consideravelmente a existência desses problemas.
As melhores performances e os resultados mais consistentes são obtidos por aqueles indivíduos e pelas equipes que têm os incentivos adequados e sentem-se reconhecidos e respeitados em seus anseios. Para que metas profissionais sejam alcançadas ou planos na esfera pessoal possam ser concretizados é preciso que o indivíduo tenha o bem-estar suficiente para conseguir enfrentar os diversos desafios que o separam de seus objetivos. É nesse cenário que o Coaching pode contribuir para que as pessoas consigam ampliar sua autoconsciência e seu autodesenvolvimento.
Alta performance é algo construído com a consciência, a perfeição e que envolve a totalidade do ser. O Coaching leva o indivíduo a exercitar a liderança como um processo de forte impacto cultural porque vê a vida de uma forma diferente e apoia as pessoas para atingir o aprendizado e desenvolver um sentido para o que estão fazendo.
Coaching executivo, de negócios ou de desempenho pode ser simplesmente descrito como a tarefa de apoiar alguém no aprendizado para melhorar seu desempenho. Geralmente é uma atividade individual e não se trata de simplesmente dar instruções, vai muito além disso. Trata-se do trabalho de apoiar, mostrar, dar feedback, explicar e encorajar.
A metodologia Coaching pode ser utilizada em todas as áreas da sua vida e por ser tão versátil foi subdividida de acordo com as necessidades das pessoas:
A lógica pode levar de um ponto A a um ponto B. A imaginação pode levar a qualquer lugar