A área de Recursos Humanos tem como meta facilitar o alcance dos objetivos compartilhados entre empresa e colaboradores através do desenvolvimento destes.
Na busca de sua meta várias estratégias são utilizadas, como Pesquisas de Clima, Treinamentos, Avaliações de Desempenho, dentre outras.
O Coaching, sendo um processo pragmático e estruturado com foco no alcance de metas e objetivos, pode auxiliar o RH no processo de desenvolvimento humano.
Antes de tudo é preciso entender que o processo de Coaching é individual, porém podemos utilizar algumas de suas técnicas e processos para apoiar os nossos colaboradores. Uma vez que o RH é staff e trabalha a fim de dar suporte às lideranças na gestão de pessoas, as habilidades de um Coach de escuta atenta e estruturada e perguntas capazes de promover reflexão e extrair do indivíduo as respostas mais adequadas para a sua realidade podem ser extremamente valiosas nessa tarefa.
Em todos os momentos na organização, a cada novo projeto a ser implantado, sempre estaremos diante do que, em Coaching, pode ser chamado de Modelo Grow, onde temos o objetivo ou meta (Goal), o momento real, a situação em que de fato nos encontramos (Reality), as alternativas ou possíveis soluções (Options) e o quê de fato será feito (What).
Entendendo que cada empresa possui uma realidade e cultura únicas e que o maior erro do RH é “copiar e colar” as “melhores práticas”, algo que devemos nos perguntar constantemente é: quem sabe o que é melhor para esta empresa, para esta equipe, para este líder do que a própria empresa, equipe e líder?
Enquanto RHs precisamos nos afastar do papel de babás e governantas que tantas vezes nos impomos e devolver ao nosso cliente interno o poder que ele tem de encontrar as soluções que lhe são necessárias.
E assim estaremos atuando como Coachs de nossas empresas, acreditando verdadeiramente no potencial que cada ser humano que compõe a empresa tem de encontrar soluções, se desenvolver e alavancar resultados.
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