São muitos os caminhos para o sucesso, mas o autoconhecimento e autodesenvolvimento podem ser os primeiros passos para se obter excelentes resultados tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.
Conhecer seu estilo próprio de comportamento e o das outras pessoas com as quais se convive nos mais diversos ambientes, além de ajudar o indivíduo no processo do autoconhecimento, é um excelente instrumento para melhorar os relacionamentos.
São variadas as metodologias para identificar os perfis comportamentais das pessoas, porém, independente da técnica utilizada, o que trará resultados é o nível de abertura no qual o indivíduo se encontra no momento da avaliação. Às vezes não estamos preparados para nos olharmos no espelho com mais profundidade e não aceitamos o que ele está no mostrando.
Uma das ferramentas mais usadas nos dias atuais, é a metodologia DISC, sigla que significa a junção das iniciais dos quatro perfis de comportamentais: (D) dominante, (I) influente, (S) estável e (C) cauteloso. Cada pessoa pode ser classificada com uma letra que corresponde ao seu perfil comportamental, bem como competências.
A dominância diz respeito a como uma pessoa lida com problemas e desafios, a influência para determinar como o indivíduo age com outras pessoas e como os influencia, a estabilidade, que especifica como aceita e age com mudanças e por fim, a complacência, que explica como a pessoa se porta ao seguir as regras estabelecidas por outros.
O DISC é uma ferramenta muito procurada no mercado de trabalho. Geralmente, o setor de recursos humanos usa em processos seletivos ou para realizar uma análise comportamental de cada indivíduo e assim, consequentemente, ter uma gestão de pessoas mais assertiva de modo a alcançar resultados almejados pela empresa.
No ponto de vista da empresas, o mapeamento de perfil comportamental é fundamental para as organizações e vem sendo cada vez mais utilizado. O teste de perfil comportamental também é importante para avaliar se o perfil da pessoa se encaixa com a cultura organizacional.
Além disso, com essa ferramenta de análise é possível analisar quais são os fatores que nos levam a agir de determinada forma nos ambientes em que estamos inseridos e identificar qual o perfil predominante de um indivíduo.
O DISC é amplamente usado em diversos processos, tanto para seleção de colaboradores quanto para desenvolvimento de equipes e líderes. Também pode ser um ótimo instrumento para pessoas que querem se conhecer melhor e aumentar sua performance em todos os aspectos da vida no dia a dia.
Quando você olha no espelho, o que ele diz para você? Você sabe quem é você e qual o seu modo de reagir?
Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.