Opiniões, fotos e textos publicados na internet podem ser inimigos na hora de conquistar um emprego
São Paulo, janeiro de 2016 - Enquanto você lê este texto, muito provavelmente, já checou as mensagens do Facebook, publicou uma foto nova no Instagram e trocou mensagem com os amigos no Whatsapp. Na era digital, a chamada geração 3C - usuários que participam ativamente das redes sociais - não para de crescer. São milhares de pessoas navegando e compartilhando a vida todos os dias. Mas até onde isso é bom? Para o especialista em comportamento humano, Sulivan França, a superexposição nas redes pode afetar negativamente os indivíduos. "Um exemplo prático está na busca por uma vaga no mercado de trabalho. Cada vez mais as empresas levam em conta a postura do candidato nas mídias sociais. Afinal, o comportamento dele nas redes reflete como ele é no dia a dia", explica.
Segundo França, que também é presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), fotos na balada, rodeado por bebidas ou discussões acaloradas, com palavras de baixo calão, são algumas das armadilhas da rede. "Muitas vezes a pessoa nem se dá conta de que aquele posicionamento vai prejudicá-la. Algumas têm a sensação de estarem protegidas por um ambiente privado. Mas lembre-se: nada que você posta nas mídias sociais, por mais bloqueios que você coloque, é algo estritamente restrito", garante.
Por outro lado, o especialista reforça que as redes, como Facebook, Twitter e Instagram, não precisam ser deixadas de lado, apenas utilizadas como aliadas. "Use essas ferramentas para construir uma boa rede de contatos, divulgar seu portfólio e buscar recomendações de amigos, chefes ou ex-colegas. Aproveite para construir uma imagem positiva de si mesmo e interagir com as pessoas que podem, verdadeiramente, agregar algo a sua vida pessoal e profissional", diz.
Confira cinco dicas do especialista para não errar na rede:
1. Evite postar fotos em que aparece bêbado ou rodeado de bebidas;
2. Modere a publicação de imagens de sunga, biquíni ou que exponham muito seu corpo;
3. Não fale mal do chefe, empresa ou colegas;
4. Não faça comentários pejorativos, preconceituosos ou discriminatórios;
5. Tenha sempre em mente o bom senso antes de qualquer postagem
Sulivan França, presidente da SLAC Coaching
Sulivan França é Master CoachTrainer pela International Association of Coaching Institutes e Master Trainer da International Association of NLP Institutes. Administrador com mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas, já habilitou mais de 22 mil coaches em treinamentos abertos e in company. Possui certificações internacionais em Life Coaching, Executive Coaching, Team Coaching e Business Coaching. Treinador licenciado pela Corporate Coach-U (EUA) possui, ainda, o licenciamento da Human Perspectives International Inc. (EUA) para formar analistas em Assessment DISC. Sulivan França também ministra cursos, palestras e treinamentos no Brasil e na Europa.
Sobre a SLAC Coaching
A SLAC Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching oferece aos seus clientes o que há de mais avançado em pesquisas sobre comportamento humano, performance, liderança, gestão de equipes e coaching, contribuindo com o desenvolvimento de estudos e apoiando coaches, diretores, executivos, RHs, gerentes, líderes e organizações.
Apontada pela mídia nacional e internacional como o maior centro de pesquisa e treinamento em coaching da América Latina, a SLAC foi a primeira organização de coaching no Brasil a receber reconhecimento e estabelecer uma parceria com o Institute Of Coaching Professional Association (ICPA), órgão afiliado à Harvard Medical School, reconhecido por sua excelência mundial em pesquisas e inovações na área comportamental. A SLAC também possui certificação da International Association of Coaching Institutes, órgão que regulamenta o uso e a prática do coaching na Europa, e também da Corporate Coach U.
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