Investimentos em infraestrutura são importantes para qualquer empresa na busca por melhores resultados, mas são as pessoas as principais responsáveis pelos êxitos alcançados, através da dedicação das equipes de trabalho. Esta ideia, cada vez mais difundida no meio corporativo, tem feito grandes organizações mudarem completamente a relação com os colaboradores.
Antes vistos como peças descartáveis e substituíveis, hoje os trabalhadores são incentivados a produzir o melhor de si. Isso por meio de um plano de carreira bem definido, benefícios sociais, participação nos resultados da empresa, e outras motivações para melhorar o ambiente interno entre os colegas e os superiores.
Criar canais de diálogos internos é outra técnica usada para garantir mais produtividade. A ideia é que, quanto mais à vontade e satisfeito com a função desempenhada, melhor e mais rápido aparecerão os resultados.
A aplicação destes conceitos é feita por um psicólogo organizacional. Esta área, pouco conhecida, é a segunda maior carreira da psicologia, com 23,6% dos profissionais especializados na área, conforme estudo feito pelo Conselho Federal de Psicologia. É função deles:
Promover recrutamentos de novos colaboradores
Melhorar o ambiente interno das organizações
Analisar planos de cargos e salários
Projetar e avaliar a eficácia de técnicas colocadas em prática
Promover pesquisas de satisfação entre os trabalhadores
Mediar conflitos entre membros das equipes
Quando se fala em motivação e foco por resultados, muitos associam tais práticas às técnicas de coaching. Este especialista, o coach, é o responsável por garantir ao seu cliente, o coachee, a busca por melhores resultados, tanto na vida profissional como na pessoal. A diferença é que o coach não é psicólogo ou psiquiatra. Ou seja, não trata o indivíduo, e sim o apoia na busca de suas metas pessoais.
Como o presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sulivan França, explica, "é um processo com foco 100% em solução e visa apoiar a pessoa que busca um desenvolvimento, seja com foco pessoal ou profissional".
No entanto, psicólogos podem ser coaches, assim como profissionais de todas as áreas. Respeitadas técnicas desenvolvidas nesta área de conhecimento podem potencializar a atuação dos psicólogos, principalmente dentro das organizações. Isso porque eles terão a capacidade não só de avaliar a pessoa como também auxiliar no processo de soluções corporativas para as empresas as quais eles atuam.
Mais que ampliar o conhecimento, os psicólogos que se tornam coaches podem também ter no currículo uma pós-graduação na área. Basta apenas dar continuidade à capacitação para obtenção do título, reconhecido, inclusive, pelo Ministério da Educação (MEC). No Brasil, apenas a SLAC tem esta titulação, através de seu MBA, promovido com a parceria de faculdades privadas parceiras.
Para quem quer ingressar na área, a SLAC oferece o Professional Coach Certification , um curso de formação e certificação internacional na área. São 120 horas de aulas, sendo 80 delas presenciais, divididas em dois módulos. Cada módulo ocorre durante quatro dias (entre quinta e domingo), com intervalo de 30 dias entre um e outro.
Ao final, terá o aluno duas titulações, uma de Professional Coach Certification , reconhecida pela International Association of Coaching, e outra de Analista Comportamental, emitido pela Human Perspectives International, empresa norte-americana pioneira no aprimoramento de ferramentas neste campo de conhecimento.
Os psicólogos organizacionais que atuam diretamente nas grandes corporações devem, ainda, participar do curso de Professional Executive Coach, o curso mais avançado no universo executivo disponível em língua portuguesa. São mais 80 horas de aulas presenciais (de quinta a domingo), também distribuídas em dois módulos, com intervalo de 30 dias entre eles.
Prova da eficácia dos métodos da SLAC está na cartela de clientes já atendidos, que incluem, entre outras grandes empresas, a Toyota, a Rede Globo, a Oi, a Sabesp e o Grupo Bandeirantes.
A SLAC é referência em toda a América Latina no desenvolvimento das técnicas de coaching. Sua sede em São Paulo é um verdadeiro centro de pesquisas e, por lá, já passaram mais de 15.500 estudantes. São diversos cursos, pós e MBA disponíveis para quem se interessa por este campo de atuação que, aliás, é um dos que mais crescem em todo o mundo.
De segunda a sexta
9:00 - 18:00
0800 885 5604
info@slacoaching.org
Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.
Curso
Entraremos em contato!
Faltou alguma informação?
Convidar amigo para o curso
Curso