É senso comum que a palavra ética remete a algo positivo, correto - na sua origem grega significa "propriedade de caráter". Mas você já refletiu mais a fundo sobre a importância da ética no cotidiano profissional? No trabalho, assim como na sociedade, a ética é o conjunto de atitudes e valores morais que formam a consciência do indivíduo ou grupo.
Para um profissional ser considerado ético, ele precisa proceder dentro das normas estabelecidas pela empresa, não prejudicando o próximo, e cumprindo suas atividades de forma a criar um ambiente de confiança. Responsabilidade e honestidade são dois princípios-chave da ética profissional, independente da área de atuação.
Para a criação e manutenção de um espaço de produtividade saudável, em que impera a harmonia e a credibilidade, a ética é o pilar que norteia as relações interpessoais. Para o profissional, ter um comportamento ético cria uma associação muito positiva para sua identidade. Isso o faz ser reconhecido por essa importante qualidade. Além disso, as atitudes inadequadas podem afetar - e muito - o desempenho e a reputação de uma pessoa, de uma equipe e até de uma empresa.
O ideal é que as empresas tenham um Código de Ética formalizado, justamente para nortear os que convivem nela diariamente, que aborde a cultura da corporação e os valores prioritários. Quando essa orientação não existe, é importante consultar o código da profissão e usar o bom senso para separar as atitudes íntegras das que possam ferir princípios e sejam, portanto, antiéticas.
Buscar aprimoramento moral é sempre um desafio, principalmente quando estamos cercados no meio corporativo por pessoas com visões, preferências e comportamentos tão distintos. De modo geral, para alcançar uma postura ética, fazendo bem para si e para o grupo, é necessário:
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Ser honesto
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Não prometer algo que você não possa cumprir
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Ser humilde e aberto a receber críticas e sugestões
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Ser tolerante e flexível
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Não falar pelas costas, e sim conversar com a pessoa a que se refere
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Respeitar a privacidade dos colegas de trabalho, não invadindo o espaço, mexendo em mesas alheias e informações que não te competem
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Se afastar das fofocas e maldizeres
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Dar crédito a quem merece, não aceitando elogios e recompensas pelo mérito alheio
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Em tomadas de decisão, optar por aquela que vai ao encontro de bons valores e não irá prejudicar outras pessoas
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Reconhecer erros
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Tratar com respeito chefes e subordinados, tentando superar antipatias pessoais
Dentre as competências de um processo de coaching estão o crescimento pessoal do coachee (o cliente) a partir da descoberta de valores, do treinamento de aptidões e da capacidade de se relacionar.
Por meio de sessões de coaching individuais, pessoalmente ou por telefone, o coach (profissional capacitado pela SLAC Coaching) auxilia na definição de metas e realiza um acompanhamento que objetiva promover uma transformação nas necessidades do coachee.
E para ajudar uma pessoa a desenvolver um comportamento mais ético no trabalho - potencialidade que certamente irá colaborar inclusive na resolução de outras questões - será que o próprio coach se prepara em termos éticos? Sim, todo o seu trabalho é norteado pelo Código de Ética para o Profissional de Coaching da SLAC Coaching.
Por serem fatores imprescindíveis à promoção do desenvolvimento humano em diversas áreas, como Qualidade de Vida, Carreira, Negócios, Relacionamentos e Liderança, eles serviram de base para a elaboração do código da SLAC Coaching, levando em conta as Afirmações Universais de Direitos Humanos, que conceituam a proteção do ser humano no contexto das relações entre indivíduo e a sociedade.
Dentre os dez artigos que orientam os profissionais formados na SLAC Coaching, destacam-se três premissas:
Com o Código de Ética, o coach visa assumir a postura ética e responsável, com respeito e confidencialidade, não prometendo resultados que não possa garantir.
A citação básica deste Código de Ética é a necessidade em caracterizar o profissional de Coaching diante das diretrizes de direitos e deveres estabelecidas e regulamentadas pela SLAC Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching. Tal documento visa assegurar por definição: qualidade, moral, competência e atualização dos profissionais nele incluídos.
Além da ordem internacional, o Código de Ética deverá ser pautado por valores que lhe atribuem o sentido esperado. Princípios como respeito, sigilo, honestidade, ética e dignidade. Em particular, o valor da identidade profissional no campo do desenvolvimento humano.
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0800 885 5604
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