Quantos feedbacks você recebeu na sua vida? Quantos feedbacks você,
como líder, deu para sua equipe?
O que fez a diferença para o meu desenvolvimento é ter recebido feedbacks, ter entendido o que estava de errado e poder melhorar. Se meu líder não dissesse como eu iria evoluir na carreira, talvez eu não chegaria onde estou.
No Brasil, por termos uma cultura muito próxima, a prática do feedback é afetada e assim o colaborador e sua equipe não performam como poderiam e acabam prejudicando a empresa também.
Quantas vezes você deixou de corrigir alguém com o receio de atrapalhar o relacionamento entre vocês? Isso é extremamente prejudicial para você, para o liderado, para a equipe e a empresa.
Uma das ferramentas mais importante para o desenvolvimento de equipes de alta performance é o feedback. É aquele momento em que o líder chama o liderado para uma conversa franca a respeito de seu desempenho. Para muitos, ainda é confundido com a “hora da bronca”, gerando grande pressão e rejeição por parte de muitos profissionais, impedindo o amadurecimento e desenvolvimento da equipe e do líder.
Quando usado corretamente, o feedback ajuda a identificar os pontos fortes e aqueles que precisam de ajustes, para que os colaboradores consigam se desenvolver plenamente e alcançar os resultados esperados pela organização.
Pode ser considerado como uma excelente ferramenta de aprendizado e aprimoramento em nosso trabalho, pois, por meio dele, pode-se buscar a perfeição e descobrir o caminho certo a seguir. É uma atitude que demonstra consideração e respeito pelo ser humano por minimizar incertezas e ansiedades, quando recebido. Deve ser individual quando se tratar de conduta ou até falhas impróprias.
Para um gestor, é importante lembrar que o feedback deve ser um diálogo no qual o funcionário deve estar confortável para expor suas dúvidas e dificuldades. É preciso discutir e orientar tarefas, criando um plano para atingir os objetivos desejados.
Tendo a certeza de que as informações foram entendidas, um líder pode criar um caminho seguro para o crescimento profissional da pessoa, da equipe e da própria empresa. Comece a criar essa cultura de feedback por você, sempre respeitando o próximo, com uma comunicação assertiva e foco no desenvolvimento.
Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.