Para muitos, o Coaching é uma experiência transformadora que melhora drasticamente a visão sobre o trabalho e a vida, desenvolvendo também habilidades de liderança. O Coaching ajuda, através de técnicas e ferramentas, com que as pessoas alcancem seu potencial, mudem seu estilo de vida, melhorando diversos aspectos como produtividade, inteligência emocional, planejamento de vida, comunicação e relacionamentos, entre outros.
Se você está em busca de desenvolvimento pessoal e profissional ou até mesmo de abrir portas para uma nova opção de carreira, o curso de formação em Coaching definitivamente é para você.
Uma pesquisa recente da Association of Executive Search and Leadership Consultants sobre quais as formas adicionais de desenvolvimento podem ajudar executivos a se manterem relevantes no mercado de trabalho, constatou que dos executivos pesquisados, 51% apontaram o Coaching como ferramenta fundamental.
Ao realizar um curso de coaching, você conquistará uma credibilidade instantânea ao identificar-se como parte da maior comunidade de profissionais que são certificados com treinamentos de alta performance.
Além disso, atuando como coach, passará a fazer parte da maior rede social de coaches da América Latina, você também terá acesso a oportunidades exclusivas de networking, vídeos, ferramentas, materiais e recursos que irão fazer você se tornar um profissional cada vez melhor.
Em uma pesquisa recente com os alunos da SLAC® Coaching, foi relatado diversos benefícios gerados para aqueles que decidiram seguir a carreira de coach.
Uma das maneiras mais rápidas de uma pessoa crescer é aplicando o Coaching em outras pessoas. Quando você é responsável pelos resultados, por distinções e por apoiar outras pessoas em Coaching, você passa por um processo de desenvolvimento humano.
Coaches chegam a ganhar entre R$25 mil e R$200 mil por ano.
O ponto é que, com um processo de Coaching adequado, tendo competências apropriadas e fazendo parte de uma rede forte, o Coaching pode ser uma profissão muito bem-remunerada.
Não há nada de errado ou antiético em ser amigo de um cliente. Os clientes tornam-se seus parceiros na vida, porque eles estão contribuindo com você, assim como você está contribuindo para a vida deles. Observe que novos clientes, geralmente, estão preocupados com eles mesmos e suas questões. Se houver uma amizade, esta deve ocorrer ao longo do tempo.
Ser coach em tempo integral é o caminho de desenvolvimento que leva à maestria. Se você aprendeu, pratica e vive os conceitos de Coaching, vai conseguir uma prática apurada durante suas sessões de Coaching e vai cuidar da sua própria vida com maior assertividade e conformidade. As chances de você se tornar um coach de sucesso são muitas!
Alguns coaches são treinados para Coaching de Vida. Outros amam a profissão, mas vão seguir outro rumo depois de quatro ou cinco anos. A profissão é cheia de oportunidades, muitas das quais ainda não são reveladas.
Aplicar Coaching em outra pessoa é uma contribuição para a vida, por isso, muitos clientes vão adorar você por isso. Os coaches não devem trabalhar para obter amor, mas você vai conseguir tê-lo.
A metodologia de Coaching é um processo embasado no que há de mais avançado em estudos comportamentais. Tem como objetivo liberar seu potencial e maximizar de forma ampla a performance e os resultados na sua vida pessoal e profissional. Dessa forma, é possível produzir mudanças significativas, duradouras e que realmente vão lhe auxiliar a alcançar impressionantes resultados em suas carreiras ou em seu negócio.
Diversas empresas veem o coach como um profissional diferenciado, que dá apoio e tem competências para que o desenvolvimento das pessoas que estão ao seu redor seja facilitado e ampliado, resultando sempre na melhoria de clima e relacionamentos dentro e fora de organizações.
Em um processo de Coaching é fundamental que o profissional deixe bem-definido com o coachee (cliente) quais são as quatro etapas essenciais de sua atuação: o processo, a sessão, a postura e o contrato.
Para que tudo transcorra bem, antes do início de qualquer projeto de Coaching, o profissional deverá realizar uma primeira reunião, com o objetivo de conhecer um pouco o que motivou seu potencial cliente a procurar seu apoio. A partir do que for trazido pelo coachee, será a vez do profissional “ditar” as regras, conduzindo as explicações a seguir:
Nesse primeiro contato, o coach deverá explicar de forma detalhada como funciona o processo de Coaching, bem como os ganhos que o método tanto pelo coach quanto pelo coachee, poderá trazer, relacionando tudo isso com a meta (ou a falta dela).
Nesse momento, trata-se também de uma das responsabilidades do coach explicar o que será permitido ou não ao longo de todo o processo no que se refere a pontos, como, por exemplo, os horários, o comprometimento com os planos de ação, a honestidade em relação às informações passadas, etc.
Para que não haja nenhum mal-entendido durante todo o processo, é imprescindível que o coach explique ao seu futuro coachee como será conduzida cada sessão, bem como o tempo sugerido para que a meta será cumprida.
O tópico sessão deve ser abordado pelo profissional com as seguintes explicações: o tempo de duração de cada sessão, como cada encontro irá começar e será finalizado, o que será aceito ou não durante as sessões, a importância da participação do coachee em cada encontro, etc.
Este tópico é fundamental para não gerar nenhum tipo de infortúnio durante todo o processo. A postura que será aceita ou não pelo cliente precisa ser muito bem-alinhada. O coach deixará claro que sua postura, como profissional que está apoiando o coachee nessa jornada, será no sentido de “um amigo da meta”, fazendo com que o cliente saia de sua zona de conforto e crie o senso de responsabilidade perante todo o processo.
O Código de Ética do Coaching traça diretrizes para as atitudes, estratégias e crenças para quem trabalha na área. O objetivo é fazer com que o coach se desenvolva como um profissional de ponta e, principalmente, como ser humano. A iniciativa visa tornar o coach uma referência em comportamento e performance humanos, sendo, acima de tudo, um espelho para quem recorre aos seus serviços.
A lógica pode levar de um ponto A a um ponto B. A imaginação pode levar a qualquer lugar