O curso de Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Finanças Corporativas tem como proposta abordar os principais temas da área financeira com enfoque corporativo, contribuindo com o aperfeiçoamento dos participantes nos estudos e conhecimentos na área.
O programa orienta-se para o desenvolvimento de conhecimentos, capacitação e habilidades a partir dos princípios da gestão financeira, da utilização de ferramentas e de rotinas para as diferentes atividades da função financeira das empresas. Todas elas integradas aos conceitos fundamentais de gestão empresarial.
Prover aos atuais e futuros gestores de empresas não financeiras de uma formação que contemple as teorias mais recentes de finanças aplicáveis à gestão financeira de empresas com uma visão prática da atuação profissional do gestor financeiro. Este gestor deve ser capaz de desenvolver uma ampla visão do papel da área de finanças, desde as rotinas básicas do setor até o reporte de resultados financeiros aos acionistas, credores e sociedade em geral.
Profissionais com formação superior em qualquer área de conhecimento, que possuam interesse em aprimorar competências na área de gestão financeira, adquirir o preparo necessário para propor soluções a problemas financeiros organizacionais, desenvolver o senso crítico em análises financeiras e acelerar sua carreira no setor das finanças corporativas.
GESTÃO DE NEGÓCIOS (40 horas)
A disciplina apresenta ao aluno conceitos e ferramentas de gestão que permitem interpretar o contexto no qual uma empresa atua e agir sobre sua dinâmica interna, buscando alinhar, de modo produtivo, processos de trabalho, tecnologia e pessoas ao direcionamento estratégico da empresa.
GESTÃO ESTRATÉGICA (40 horas)
Caracterização dos elementos de planejamento estratégico. Conhecimento dos conceitos de estratégia competitiva e empresarial. Reconhecimento das abordagens de planejamento estratégico: diversificação, integração, atributos e recursos, padrões de estratégia, estratégia como processo. Níveis da estratégia: corporativo, unidades de negócio, funcional. Interpretação dos requisitos da gestão estratégica: abordagem, comunicação, alocação de recursos e estruturas organizacionais para implantação da estratégia.
MODELOS DE GESTÃO (40 horas)
Na disciplina Modelos de Gestão são apresentadas as principais abordagens do pensamento administrativo. Estão contempladas desde as contribuições pioneiras até as tendências recentemente observadas nos estudos organizacionais. Modelos de Gestão reflete ideias valiosas, oferece insights adicionais e uma sólida estrutura como base para que sejam feitas as escolhas certas ? diretamente do ponto de vista da profissão, da organização e também dos gerentes e dos funcionários envolvidos.
ECONOMIA APLICADA (40 horas)
Questões básicas da economia: fluxo da renda, crescimento e crise.
Principais teorias sobre economia capitalista: mercado, Estado, capital e trabalho nas teorias marxistas, neoclássicas, keynesianas e neoliberais.
Micro-economia: Teorias sobre oferta, demanda, formação de preços, concorrência e oligopólio.
METODOLOGIA DE PESQUISA (40 horas)
Aborda a importância da investigação científica no mundo contemporâneo e de negócios e habilita compreender as várias etapas, técnicas e ferramentas de pesquisa, suas implicações e ao mesmo tempo a capacidade de realizá-la e posteriormente interpretá-la e propor planos de ação a partir da referida.
Desenvolve habilidades para análise de desempenho financeiro por meio das demonstrações financeiras e consolidação de balanço, baseada no conhecimento dos relatórios contábeis básicos (Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultado do Exercício) e complementares (Mutação do Patrimônio Líquido, Demonstrativo de Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado).
Visa capacitar o aluno na avaliação de alternativas de investimento com base em ferramentas e critérios quantitativos. Além de analisar opções e tomar decisões de financiamento, crédito ou investimento baseadas em matemática financeira avançada, fluxo de caixa, valor temporal do dinheiro, taxa de juros e inflação.
Desenvolve no aluno a competência para a escolha do produto financeiro que melhor se ajusta às necessidades das políticas de investimento e captações financeiras da empresa. O conhecimento de conceitos do processo de formação da taxa de juros na economia é parte fundamental desta disciplina. Estrutura e funcionamento do SFN e do mercado de capitais no Brasil: aspectos teóricos, práticos e legislação. Fontes de Recursos de curto e de longo prazo. Introdução à Administração de Carteiras.
Função financeira nas empresas, utilização das demonstrações financeiras como ferramentas de gestão, administração do capital de giro, análise do ponto de equilíbrio e dos efeitos da alavancagem, incluindo métodos de avaliação de investimentos, custo de capital, noções de fontes de financiamento das atividades empresariais, formação de preços e aspectos gerais do orçamento empresarial.
Capacita o aluno para a elaboração e manutenção de carteiras de investimentos mistos (renda fixa, renda variável e fundos) com objetivo de maximizar a utilidade do investidor, assim como para a avaliação de desempenho e performance de gestores de carteiras e fundos de investimento. Para isso, além do conhecimento de modelos de avaliação de ativos e projetos, é fundamental que o profissional tenha uma boa compreensão de temas como: custo de capital, estrutura de capital, formas de financiamento e política de dividendos. O objetivo central desta disciplina é, portanto, apresentar uma visão técnica e ampla dos principais componentes necessários à construção de uma boa estratégia financeira.
O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para a obtenção do Certificado de Pós-Graduação. Deverá ser desenvolvido de acordo com as Normas adotadas pela SLAC Business School para os cursos de Pós-Graduacão.
Constituído por Mestres, Doutores e Especialistas, todos oriundos de renomadas escolas nacionais e internacionais e/ou executivos com extensa experiência profissional e prática.
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