Marketing, em curtas palavras, podemos dizer que é a "arte de vender produtos". Peter Drucker foi mais longe ao afirmar que o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua.
Obviamente conceitos e definições acadêmicas são inúmeras, mas sempre levarão ao seu maior propósito que é vender. Em miúdos, representa tornar um produto mais valioso e atraente e que se venda por si só.
Falar em fazer marketing pessoal pode ser constrangedor aos nossos próprios olhos e assumir essa postura deve ser bem analisada para não provocar um efeito reverso. É você trabalhando a sua imagem, a sua marca e o que representa aos olhos das pessoas no ambiente corporativo e pessoal.
Como você é visto hoje ? Como você gostaria de ser visto? Caso você não tenha essas respostas e gostaria de trabalhar o seu marketing pessoal, o primeiro passo é ouvir as pessoas. Aqui vai uma sugestão muito simples e eficaz de feedback.
Envie um e-mail para seus pares, para os seus liderados, para o seu chefe, para as pessoas do seu relacionamento, dizendo que está trabalhando o seu desenvolvimento pessoal e profissional e gostaria de entender melhor como as pessoas percebem os seus pontos fortes e fracos para que você possa ser mais eficaz. Compile as respostas desarmado de reações inesperadas as informações recebidas.
Faça a sua autoavaliação e a partir desse momento procure trabalhar melhor, estabelecendo um plano de ação, os pontos que mais prejudicam e desgastam a sua imagem. Reflita sobre essas célebres palavras: "Deus nos fez de uma forma que não vemos as nossas costas".
Entretanto, independente de sua iniciativa nessa direção, você pode começar a trabalhar de forma estratégica o seu marketing pessoal. Normalmente, no ambiente de trabalho ou até pessoal sempre vamos encontrar alguém que se destaca e chama a atenção - pessoas que naturalmente são receptivas e têm uma energia forte que a maioria sente o maior prazer de estar ao lado - mas, por que isso acontece?
Se você tem um modelo de pessoa que admira e que também é admirado pela maioria, por que não tê-la como referência e segui-la. O que essa pessoa faz de tão extraordinário que consegue naturalmente trazer para si tanta admiração?
Reconhecemos que o marketing pessoal consiste em uma estratégia que pode ser planejada para alcançar o sucesso pessoal. Alguém que tem uma meta bem desenhada para chegar muito longe e quer se destacar no ambiente extremamente competitivo e dinâmico deverá utilizar essa estratégia. Certamente, as possibilidades conspiraram mais naturalmente para quem trabalha o seu marketing pessoal.
Quantas "injustiças" aparentes ocorrem no meio corporativo em que alguém extremamente preparado tecnicamente para assumir uma posição, acaba relegada por não trabalhar o seu marketing pessoal. Não basta você ser bom - as pessoas precisam saber que você é bom. A exposição pode ser o primeiro passo.
Partindo para o dia a dia e o lado prático, começar a trabalhar o seu marketing pessoal não pode interferir jamais na sua rotina de trabalho e nas tarefas que você precisa entregar. Pelo contrário, ele começa justamente nesse ponto de entregas. A suas entregas deverão estar sempre acima da expectativa e superar ao que foi solicitado é simplesmente uma arma poderosa que vai sempre ganhar destaque no seu ambiente. Extrapolar, ir além, exceder dará grande visibilidade, não tenham dúvidas.
Outro fator não menos relevante é a proatividade, sempre se antecipar ao que foi solicitado. Não espere ser mandado - faça antes. O seu trabalho deverá exceder aos padrões de excelência. Estar a disposição sempre, ter iniciativa e contribuir positivamente, com o grupo na direção de oferecer ajuda visando o melhor resultado para a empresa também é poderoso. Esse gesto provoca o efeito da reciprocidade - é dando que se recebe.
Além disso, existe um fator fundamental que deverá estar sempre presente é a sua automotivação. Estar sempre pronto para executar de forma extraordinária e com "transpiração" total que lhe proporcione visibilidade além dos próprios resultados. Não ter medo de assumir a responsabilidade por eventuais erros - ninguém é perfeito. Jogar a responsabilidade de erros para outros é extremamente negativo.
A verdade é poderosa - se errou! assuma. Trabalhe também o seu lado influente, exercitando a persuasão para causas e estratégias que a corporação está trabalhando. Apresentar ideias e sugestões o diferencia. Suas ações deverão estar em sinergia gerando empatia com o ambiente e pessoas visando sempre manter e ampliar relacionamentos interno e externos. Pessoas que começam a agir assim certamente terão mais visibilidade e vão aparecer mais aos olhos de todos. Isso tudo é marketing pessoal e pode nunca ter passado pela sua cabeça tamanha possibilidades.
Seguramente uma minoria age dessa forma - a maioria age de forma a entregar absolutamente o que lhe é pedido - não excedam - não vão além, não se expõem, não trabalham a sua imagem e não se preocupam de como são vistos. Agindo estrategicamente utilizando o marketing pessoal é uma garantia de sucesso - não. Não temos essa conexão com o futuro, mas seguramente quando um dia você chegar onde sonhou, certamente você vai olhar para trás e reconhecer que as suas ações passadas o ajudaram a chegar onde mais desejou.
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