São Paulo - Ter um bom relacionamento com o chefe nem sempre é fácil, independente da área de atuação. Em vez de alimentar mentiras culpando ele ou a empresa por atrasar sua ascensão profissional, Mike Martins, diretor executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC Coaching), afirma que o principal obstáculo que o liderado tem é o de controlar suas emoções.
"O problema é quando a relação atrapalha os resultados do profissional", diz Meiry Kamia, consultora organizacional, psicóloga e mestre em administração de empresas. Para ela, um profissional que possui a habilidade de identificar a melhor maneira de lidar não só com o chefe, mas com colegas de trabalho se destaca.
"Sempre vai ter algumas pessoas que você vai ter mais ou menos dificuldade para se relacionar", diz. Confira abaixo sete tipos de chefes e as recomendações de especialistas de como lidar:
Solução
O profissional deve evitar enfrentar o chefe, pois é preciso deixar claro que a discussão não é pessoal. Para Martins, o ideal é diminuir os atritos e evitar conflitos - não o contrário. Questione de maneira educada. Neste caso, um feedback pode mostrar ao chefe que esse comportamento está prejudicando o trabalho.
Solução
Os especialistas recomendam evitar enfrentar o chefe, pois pode piorar a situação. "Você tem que captar a atenção dele para o que mais lhe interessa, por exemplo, tente persuadir falando que se ele fizer tal coisa, a mídia e as redes sociais repercutirão de forma negativa e acabará prejudicando a sua imagem", ensina Martins.
Solução
Para Meiry, o profissionalismo nessas situações é essencial. "Olha, podemos conversar com mais calma na hora do almoço? Ainda tenho que entregar aquele relatório para você", é um exemplo de frase que deve ser direcionada ao chefe. Para Battestin, esse chefe se assemelha com o tipo carismático, em que uma cara feia ou uma "cortada" pode resultar em um afastamento da relação entre o profissional e o chefe.
Solução
Para Martins, em vez de espalhar o quão sociopata é para os seus colegas de trabalho, o ideal é tentar não levar para o lado pessoal as críticas. Para Meiry, às vezes é preciso recorrer ao recursos humanos da empresa e buscar o apoio de outros profissionais.
Solução
Para o consultor o profissional tem que se manter firme ao argumentar com esse tipo de chefe e deixar sempre claro suas ideias de maneira breve.
Solução
Se isso lhe incomoda, Battestin explica que nesse caso não tem saída: é preciso agir de acordo com o "humor" do chefe.
Solução
A consultora recomenda que o profissional tente colocar de forma pontual que pode ajudar o chefe quando ele está muito ocupado. "Poucos líderes sabem realmente delegar uma equipe, por isso o profissional deve se mostrar disposto e agir com maturidade", explica. Para Battestin, a proatividade faz a diferença, pois ao oferecer ajuda constantemente, a relação de confiança será construída aos poucos.
Fonte: Exame
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