Marasmo nas organizações
Saiba o que fazer para combater esse mal que pode atingir os funcionários e prejudicar o rendimento corporativo. Falta de motivação e de interesse geral para atingir resultados. Comunicação truncada, absenteísmo alto, queda vertiginosa na produtividade.
Os colaboradores permanecem indiferentes diante do péssimo clima instaurado na organização e os clientes começam a sentir os efeitos disso? Provavelmente, sua empresa encontra-se em um quadro de apatia.
"É o mesmo que diagnosticar um ser humano doente. Ele está sempre cabisbaixo, fala de uma forma negativa. Se o mal não for tratado a tempo, ou seja, se não for encontrada uma solução para o caso, o quadro vai evoluir. A apatia é como um câncer e pode destruir uma empresa", explica Alexandre Bortoletto, instrutor da SBPNL (Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística).
São várias as causas da apatia nas organizações. Geralmente, a razão para a falta de interesse no trabalho é interna, isto é, está dentro do colaborador. Muitas vezes, a apatia é desencadeada pelo líder, que não tem estrutura organizacional para gerir pessoas ou sabe pouco sobre si mesmo. Em outros casos, ela decorre de falhas na comunicação entre diretores, gestores e demais colaboradores ou da dificuldade em se relacionar com o outro.
"Os efeitos da apatia se refletem no cliente. Cliente insatisfeito, comunicação truncada, informações que não são passadas adiante. Um exemplo claro, é quando um funcionário está ausente e nenhum outro colaborador sabe o que ele fez. Não existe informação compartilhada. Mas para a equipe estar em sintonia a comunicação precisa fluir", aponta o coach Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching.
Para a consultora Tânia Zarpelão, do IDORT São Paulo, o distanciamento dos líderes dos demais colaboradores pode ser um dos principais motivos de apatia corporativa. "Em diversos casos, há muita cobrança de resultados para o cumprimento de metas, mas não existe uma preocupação real com o desenvolvimento dos funcionários. Por isso, muitas vezes um colaborador não consegue aplicar em sua organização o conhecimento adquirido em um treinamento", afirma a consultora.
É Hora de Reagir!
Antes de dirimir ou eliminar de vez a apatia nas empresas é preciso descobrir a causa real dessa "doença". Para diagnosticar o problema, o ideal é ouvir a organização com a implantação de uma Pesquisa de Clima Organizacional.
O próximo passo é aplicar o treinamento certo, para as pessoas certas. "O treinamento só vai gerar o resultado esperado se antes for diagnosticada a causa da apatia. Para que seja utilizada a ferramenta correta é necessário fazer um levantamento anterior", diz Tânia. Aos líderes, cabe o constante treinamento e integração com a equipe. Se as situações rotineiras exigem das lideranças autoconhecimento, controle emocional, empatia, poder de convencimento e valores alinhados aos objetivos da organização, em casos de apatia corporativa elas vão precisar de tudo isso em dose dupla.
Fonte: Empregos.com
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