Para Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, o segredo é trabalhar a mente para eleger prioridades e respeitar seus limites
São Paulo, novembro de 2015 - Mãos suando, coração acelerado e um medo de não dar conta de determinado trabalho. Sintomas de ansiedade que afetam grande parte dos profissionais atuantes no mercado. Só em São Paulo, cerca de 30% dos habitantes têm algum tipo de transtorno, segundo a pesquisa "Distúrbios Mentais em Megacidades", de 2012. Entre eles, os de ansiedade são os mais comuns, atingindo uma em cada cinco pessoas. "É a velha história de sofrer por antecipação. Quem convive com esse problema não consegue discernir as prioridades, tenta fazer tudo para ontem e acaba atropelando os próprios limites", explica o especialista em comportamento humano, Sulivan França.
Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, o profissional conta que, nos últimos anos, tem visto aumentar consideravelmente o número de pessoas que o procuram para ajudar a controlar os sintomas de ansiedade. "Para conseguir resolver o problema é fundamental que cada indivíduo faça uma autoanálise. Quais são minhas prioridades? Eu preciso mesmo dar conta de tudo? Como posso equilibrar minhas metas e objetivos? Respondendo a essas questões ele vai descobrir quais são os seus limites e entender como é possível sobreviver ao ambiente profissional sem sustos", afirma França.
Para o especialista outra coisa que pode ajudar é trabalhar a mente com exercícios de relaxamento e respiração. "Você precisa entender que, no fundo, pode realizar tudo o que quiser. Mas será que realmente tem essa necessidade? Dê um passo de cada vez, respire e lembre-se que o ambiente de trabalho precisa ser um lugar feliz, com espaço para realizações", finaliza.
Sulivan França, presidente da SLAC Coaching
Sulivan França é Master CoachTrainer pela International Association of Coaching Institutes e Master Trainer da International Association of NLP Institutes. Administrador com mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas, já habilitou mais de 22 mil coaches em treinamentos abertos e in company. Possui certificações internacionais em Life Coaching, Executive Coaching, Team Coaching e Business Coaching. Treinador licenciado pela Corporate Coach-U (EUA) possui, ainda, o licenciamento da Human Perspectives International Inc. (EUA) para formar analistas em Assessment DISC. Sulivan França também ministra cursos, palestras e treinamentos no Brasil e na Europa.
Sobre a SLAC Coaching
A SLAC Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching oferece aos seus clientes o que há de mais avançado em pesquisas sobre comportamento humano, performance, liderança, gestão de equipes e coaching, contribuindo com o desenvolvimento de estudos e apoiando coaches, diretores, executivos, RHs, gerentes, líderes e organizações.
Apontada pela mídia nacional e internacional como o maior centro de pesquisa e treinamento em coaching da América Latina, a SLAC foi a primeira organização de coaching no Brasil a receber reconhecimento e estabelecer uma parceria com o Institute Of Coaching Professional Association (ICPA), órgão afiliado à Harvard Medical School, reconhecido por sua excelência mundial em pesquisas e inovações na área comportamental. A SLAC também possui certificação da International Association of Coaching Institutes, órgão que regulamenta o uso e a prática do coaching na Europa, e também da Corporate Coach U.