Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) mostra as principais diferenças entre os profissionais
Coach não pode se limitar a uma área de atuação. É o que defende o master coach Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). De acordo com ele, o coach pode ter sua formação acadêmica na área de exatas, por exemplo, e ainda assim ajudar um executivo a atingir metas comumente relacionadas às ciências humanas.
"Em coaching o mais importante no processo de alcançar um objetivo é a metodologia bem aplicada e não a formação ou especialização do profissional", destaca França. O método, segundo ele, é único e bem estruturado podendo ser aplicado para qualquer objetivo e por profissionais das mais diversas áreas com êxito.
"Tudo depende se a metodologia é legitimamente coaching ou se trata de algum tipo de orientação", alerta. "Há muita confusão entre consultoria e coaching, mas são trabalhos bem diferentes. O coach não é um orientador e não é um aconselhador, portanto o trabalho dele depende da excelência na aplicação do método", ressalta.
Com base na afirmação de França é um equívoco definir um especialista no método coaching exclusivamente como coach financeiro, por exemplo, tendo em vista que esse profissional pode organizar estratégias para um indivíduo que queira comprar um carro ao mesmo tempo em que também pode ajudá-lo no relacionamento familiar a partir da mesma metodologia "sem precisar se limitar a coach do amor ou de relacionamentos", como explica França.
Coaching, portanto, é um método de atuação que abrange técnicas estratégicas para promover êxito na busca de objetivos dos mais variados tipos em qualquer área. Já a consultoria está mais ligada à atuação de profissionais que necessariamente tenham especialização na área das metas almejadas.
Sulivan França, presidente da SLAC Coaching
Sulivan França é Master CoachTrainer pela International Association of Coaching Institutes e Master Trainer da International Association of NLP Institutes. Administrador com mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas, já habilitou mais de 22 mil coaches em treinamentos abertos e in company. Possui certificações internacionais em Life Coaching, Executive Coaching, Team Coaching e Business Coaching. Treinador licenciado pela Corporate Coach-U (EUA) possui, ainda, o licenciamento da Human Perspectives International Inc. (EUA) para formar analistas em Assessment DISC. Sulivan França também ministra cursos, palestras e treinamentos no Brasil e na Europa.
Sobre a SLAC Coaching
A SLAC Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching oferece aos seus clientes o que há de mais avançado em pesquisas sobre comportamento humano, performance, liderança, gestão de equipes e coaching, contribuindo com o desenvolvimento de estudos e apoiando coaches, diretores, executivos, RHs, gerentes, líderes e organizações.
Apontada pela mídia nacional e internacional como o maior centro de pesquisa e treinamento em coaching da América Latina, a SLAC foi a primeira organização de coaching no Brasil a receber reconhecimento e estabelecer uma parceria com o Institute Of Coaching Professional Association (ICPA), órgão afiliado à Harvard Medical School, reconhecido por sua excelência mundial em pesquisas e inovações na área comportamental. A SLAC também possui certificação da International Association of Coaching Institutes, órgão que regulamenta o uso e a prática do coaching na Europa, e também da Corporate Coach U.