Especialistas afirmam que uma pequena empresa pode perder lucratividade e produtividade quando um líder não sabe repassar responsabilidades.
São Paulo - Uma das principais dificuldades de um pequeno empresário é ter tempo para focar nas decisões estratégicas.
"A delegação sempre vale a pena, se você pensa em crescer, é preciso ter pessoas que estejam habilitadas para fazer as tarefas necessárias", afirma Eduardo Carmello, diretor da Entheusiasmos Consultoria.Delegar, no entanto, significa confiar no trabalho da sua equipe.
"Muitas vezes, não é dificuldade de delegar. Ele delega, mas sai fazendo junto com o colaborador", afirma Sulivan França, presidente da SLAC Coaching.Para Sílvio Celestino, sócio da Alliance Coaching, para delegar é preciso ter tempo.
"Não adianta pensar que com poucas instruções você conseguirá delegar o que precisa ser feito", explica. Veja outros sinais que mostram que você não sabe repassar tarefas.
"Passe o propósito da tarefa, o prazo, e a sua importância. Às vezes, o funcionário não tem a visão do todo, ele fica preocupado em atender o chefe, mas não sabe como", afirma.
"O foco do líder ali seria fazer o papel de coaching, preparar a equipe e depois delegar", diz Carmello. A falta disso pode afetar a lucratividade do negócio, a produtividade e o relacionamento do empresário com a sua equipe.
"Muitas vezes, duas pessoas acabam fazendo a mesma coisa ou uma pessoa faz e depois a outra refaz", explica França.
"Isso vai ao contrário do que é uma equipe de alta performance", completa."Delegar á uma das melhores e uma das mais difíceis competências", afirma Carmello.
Para ele, quando o líder assume as tarefas da equipe, ele está transmitindo a mensagem de que a equipe não tem capacidade. Além disso, o colaborador se acostuma com esse tipo de liderança.
"Além de não delegar, a equipe acaba não sendo estimulada", finaliza.
"Ele cria um padrão de que tudo que ele fez deu certo, mas o que ele fez antes não levará a empresa para frente", afirma França.
A recomendação neste caso é que o empresário tenha paciência e evite passar por cima da execução do funcionário.
Conversar e fazer perguntas para ver se ele entendeu", ensina Celestino.
"Muitas vezes os jargões dificultam a comunicação", afirma França.
Ele explica que o líder precisa se atentar se o liderado está aprendendo e está a par de todas as informações operacionais e estratégicas.
"Durante o controle, ele pode acompanhar e verificar como a demanda está sendo feita, e ele pode interferir em determinados momentos. A delegação é um processo e o empresário só vai ganhar tempo quando ele estruturar isso", explica Celestino.
Fonte: Portal da Exame
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