icone podcasts

PROGRAMA ACERTAR É HUMANO

#041

No primeiro Programa Acertar é Humano de 2015 o apresentador e Master Coach Sulivan França abordou o tema "Qual sua ambição para 2015?". Qual o papel que você deve desempenhar para alcançar seu objetivo? Que tipo de pessoa você precisa ser para chegar até essa meta? E no final do programa, Sulivan deixou algumas perguntas para os ouvintes pensarem para o início de 2015.

041 - Programa Acertar é Humano: de 01/01/2015

Programa Acertar é Humano (01/01/2015)

Nélson Sartori e Luciane Sartori

Tempo de áudio
24 minutos e 03 segundos
Legenda
... ➔ pausa ou interrupção do discurso
[...] ➔ palavra/trecho incompreensível
[comentário] ➔ comentários do transcritor

♪ [tema acertar é humano] ♪

Começa agora na Mundial Acertar é Humano, um programa que apresenta crônicas com humor e foco na solução, sempre falando de temas diversos como empreendedorismo, liderança, esporte, atualidades, comunicação entre outros. Tudo isso seguindo a filosofia do coaching.

Programa Acertar é Humano, uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori.

[SULIVAN] Bom dia ouvinte Mundial. Aqui é o Sulivan França, mais uma vez para apresentar o Programa Acertar é Humano.

Hoje, 1º de janeiro de 2015. Mais um ano que se começa a partir de hoje. O tema de hoje é um tema bem sugestivo para que possamos pensar aí ao longo desse ano e para que possamos começar a pensar a partir de agora, dia 1º de janeiro. Um excelente 2015 a todos. Eu desejo desde já, um excelente ano novo para vocês. Um excelente ano novo para todos nós, com muita saúde, paz e muita harmonia entre a família de vocês, entre todos os seus entes queridos.

Aqui é o Sulivan França sozinho, sem o professor Nélson Sartori que, certamente, está de férias. O professor Nélson Sartoni passeando e eu aqui trabalhando, apresentando o programa para vocês.

Então vamos lá.

Antes de mais nada anunciar o nosso site aqui. www.acertarehumano.com.br e também no Facebook, acertarehumano. Acesse o Facebook, adicione e acompanhe nas redes. Sempre postamos algumas coisas interessantes, alguns tópicos, alguns temas do programa, para que possamos ir batendo um papo com os nossos ouvintes via redes sociais.

Também no nosso site, após o programa, sempre o programa está lá disponível. Se perdeu algum trecho, se ficou em dúvida de alguma informação passada, você tem a possibilidade de baixar o áudio do programa e poderá acompanhá-lo, mesmo depois de já ter passado. Fique à vontade.

Acesse o nosso site: www.acertarehumano.com.br. Os nossos programas estão lá, a sua disposição, basta baixar.

O tema de hoje, para começar esse ano de 2015 com o pé direito. Nós vamos falar sobre uma coisa muito importante. Na verdade, vamos falar sobre duas coisas extremamente importantes e uma coisa depende diretamente da outra. Nós vamos falar sobre ambição.

AMBIÇÃO

E você? Qual é a sua ambição para esse ano de 2015? O que você está almejando nesse ano de 2015? O que você pretende alcançar nesse ano de 2015? Já parou para pensar? Será que você nem acordou ainda? O que aconteceu ontem na virada de ano? Qual foi a promessa que você fez quando os fogos, verdadeiramente, estouraram e já era 2015? Qual foi a promessa que você fez para esse ano de 2015? Qual é a tua ambição?

Mas antes de mais nada, nós precisamos desmistificar essa palavra "ambição", esta palavra que muita gente olha de uma maneira muito pejorativa.

Ambição nada mais é do que o grande desejo de realizar ou atingir algo.

Se você tem o desejo, se você tem a vontade de atingir ou realizar algo nesse ano de 2015, pode se considerar uma pessoa ambiciosa, pode considerar que você tem ambição.

Além de ambição, vamos trazer outro tema também ligado diretamente a ambição, que é qual o papel que você precisa, especificamente, desempenhar para alcançar esse grande desejo de realizar ou atingir algo, também conhecido como ambição.

Desmistificando a ambição

Então já vamos desmistificar de cara. Essa história de a pessoa ambiciosa é uma pessoa desleal, é uma pessoa isso, uma pessoa aquilo. Desmistificando isso.

Ambição é bom sim. Todos nós temos e se não temos, deveríamos ter. Ambição é o que nos dá vida. Ambição é o que faz com que queiramos um determinado objetivo. É o que faz com que tracemos nossas metas.

Metas

Por falar em meta, meta é algo que devemos traçar todos os dias, pensar sobre ela todos os dias.

Às vezes eu vejo algumas pessoas dizendo assim: "Eu não tenho meta.". Eu costumo dizer: "Verifique se o pulso está bem. Se o coração está batendo e se está respirando porque se estiver vivo é importante ter meta sim".

Meta tem tudo a ver com a nossa ambição que, mais uma vez, ambição nada mais é do que o grande desejo de realizar ou atingir algo.

Vamos pensar um pouquinho sobre ambição, pensar sobre o que nós temos como ambição para esse ano de 2015.

Eu já fiz a minha listinha. Eu faço a minha listinha bimestralmente. Eu não deixo para fazer somente no começo do ano e no final do ano. Eu faço a minha lista. Eu tenho a minha ambição sim. Eu sei o que eu quero e traço planos para alcançar isso.

Então o quanto importante sua ambição? Que tipo de vida você quer criar para você mesmo? Vamos pensar um pouquinho sobre isso.

Que tipo de vida você quer?

Quando você traçou a sua meta ontem, quando você disse que 2015 seria um ano diferente, quando você disse que em 2015 você vai realizar tudo o que você não fez em 2014, que tipo de vida você quis criar para você no ano de 2015?

Essa é uma pergunta que fazemos muito dentro do processo de coaching com o objetivo de levar o sujeito a pensar sobre qual é a sua ambição: Qual é o seu desejo? Qual é a sua vontade? Qual é a sua meta? O que você está pensando em alcançar?

Olhando primeiramente do ponto de vista pessoal, olhando para a sua vida, mais uma vez eu te pergunto: Que tipo de vida você quer criar para si mesmo? O que você está querendo criar na sua vida?

Enquanto você encontra a resposta para essa pergunta, certamente você está trabalhando a sua ambição.

Quando você pensa que tipo de vida você quer criar para si, pense também qual é o status que você quer alcançar na sua vida.

Qual é o status? Aonde você pretende chegar?

São duas perguntas extremamente interessantes para refletirmos no dia de hoje.

Repito, 1º de janeiro de 2015. Um novo ano se começa. Um novo ciclo se abre. Uma nova fase nas nossas vidas está iniciando hoje. E agora, sete horas da manhã, é hora de pensar sobre isso neste 1º de janeiro.

Que tipo de vida você quer criar para si? Você já pensou sobre isso? Qual é a vida que você quer ter? O que você quer criar?

Você quer ser o pai de crianças maravilhosas? Você quer ser o esposo de uma pessoa maravilhosa? Você quer ter uma renda X, Y, Z? Você quer morar em um lugar X, Y, Z? Qual é o seu objetivo? Qual que é a sua ambição? Que tipo de vida você quer criar para si?

São perguntas extremamente importantes. São perguntas que devemos ter a resposta na ponta da língua.

Depois que entendemos qual é o tipo de vida que queremos criar para nós, precisamos perguntar: qual é o status que você quer alcançar?

Você quer ser visto? Você quer ser visto como? Quando falarem o seu nome, quando falarem de você, você quer ser lembrado como? Qual é o status? Como você quer ser reconhecido?

Que desempenho você quer?

Outro ponto a pensar sobre a tua ambição.

Comparando o seu desempenho em 2014, qual é o desempenho que você gostaria de ter em 2015?

Vamos lá. Pensando um pouquinho sobre essas três questões. Muita gente sabe responder essas perguntas.

Talvez você esteja aí do lado, ouvinte, dizendo assim:

— Nossa, mas essas perguntas são perguntas simples. Eu já pensei sobre isso. Eu sei que tipo de vida eu quero criar para mim. Eu estou trabalhando para criar essa vida para mim. Eu estou me dedicando. Eu estou me empenhando. Eu estou estudando. Eu estou me pós-graduando. Eu estou fazendo um mestrado. Eu estou fazendo um doutorado.

Enfim, não importa o que você esteja fazendo, mas talvez você já tenha a resposta para essa pergunta.

Talvez você saiba sim qual é o status que você quer ter do ponto de vista material e do ponto de vista pessoal. Talvez do ponto de vista pessoal, você queira ser reconhecido como um mestre, como um doutor, como um pós-graduado. Ou do ponto de vista material você queira ter o status de ter aquele carro que você tanto deseja, de morar naquele apartamento ou naquela casa que tanto você deseja.

O tipo de desempenho que você quer ter para 2015 certamente não deve ser planejado na noite de ontem apenas, certamente você já deve ter entrado no mês de dezembro pensando sobre isso. Entrando no mês de dezembro, refletindo sobre as suas conquistas, os seus objetivos alcançados em 2014, tudo aquilo que você conseguiu e tudo aquilo que você não conseguiu em 2014, certamente você deve ter traçado um plano para fazer diferente em 2015. Então você sabe qual é o nível de desempenho, qual é o tipo de desempenho que você quer ter em 2015.

Mas o que talvez você não deva ter pensado (o que muita gente não pensa) é o seguinte.

Eu costumo dizer o seguinte: "As pessoas sabem exatamente o que elas querem de alguma maneira.". Então quando dizemos "tipo de vida", o sujeito sabe. Quando dizemos "o status que é alcançado", o sujeito também sabe. Quando falamos sobre desempenho que se quer o sujeito também sabe. Muitas vezes as pessoas têm as respostas para isso. Mas talvez o que as pessoas não tenham, é o que nós vamos trabalhar agora.

Quais são suas metas?

Tudo o que nós falamos anteriormente responde a tua ambição. Lembrando para quem sintonizou agora e está nos ouvindo, nós já desconstruímos a palavra ambição no início do programa, dizendo que aquele termo, que muita gente olha para a ambição de maneira pejorativa, nada mais é do que o grande desejo de realizar ou atingir algo. É mais que uma aspiração. Ambição tem muito a ver com aspiração. O grande desejo de realizar ou atingir algo.

Então não estamos falando de algo pejorativo. Estamos falando de algo que todos deveríamos ter se não tivermos. De alguma maneira, com certeza nós temos ambição, mas talvez não gostemos de chamar de ambição por conta dessa questão de acreditar que essa seja uma palavra pejorativa.

Essa ambição certamente todos a temos. O que muitas pessoas não sabem é qual o papel necessário a se desempenhar para alcançar a sua ambição.

Toda a vez que você traça uma meta, toda a vez que você tem a ambição, toda a vez que você tem o desejo de realizar ou atingir algo, certamente você precisa desempenhar um determinado papel.

Quais são seus papéis?

Eu costumo dizer que as nossas vidas são rodeadas de papéis. Nós desenvolvemos diversos papéis.

Em casa, muitas vezes, desenvolvemos o papel como um marido, desenvolvemos o papel como o pai, desenvolvemos o papel como o tio, desenvolvemos o papel como o filho. Na sociedade, de uma forma geral, desenvolvemos o papel como o profissional, como o professor, até como o coaching, como estamos falando.

Eu aqui, por exemplo, neste momento estou desenvolvendo o papel de radialista, de comunicador. É isso o que eu estou fazendo com vocês. Transmitindo uma mensagem para vocês nesse 1º de janeiro, com o objetivo de que vocês possam refletir sobre a sua ambição e o seu papel.

Quem você precisa ser para ter a vida que quer?

E por falar em papel, a pergunta que nós vamos fazer nesse momento, é a seguinte. Que tipo de pessoa você precisa ser para criar essa vida que você disse que quer criar para você?

Quando você respondeu à pergunta sobre ambição, você disse o tipo de vida que você queria criar para si. A pergunta que eu faço agora é: que tipo de pessoa você precisa ser para você conseguir ter essa vida que você quer ter?

Você também respondeu certamente qual é o status que queria alcançar. Então que tipo de pessoa você precisa ser para alcançar esse status que você quer alcançar?

Você também disse que sabia qual era o seu desempenho que almejava para 2015. Sabendo do desempenho que você almeja para 2015, que tipo de pessoa você precisa ser para criar esse tipo de desempenho?

O que eu costumo dizer é o seguinte. Muitos de nós temos ambições. Muitos de nós temos metas. Certamente todos nós, repito, traçamos tudo isso ontem, na virada de ano, pensando sobre o nosso objetivo para 2015.

Mas o que verdadeiramente importa é: Será que nós estamos motivados, engajados, convictos ou temos clareza de qual o papel que precisamos desempenhar para ter essa vida que nós queremos ter para alcançar o status que queremos alcançar para ter o desempenho que queremos ter?.

Será que temos clareza desse nosso papel? Será que você traçou o seu plano ontem? Fez as anotações? Sabe direitinho quais são as suas metas para 2015? Será que você sabe que tipo de pessoa você precisa ser para conseguir alcançar essas metas que você anotou para o ano de 2015?

E mais do que isso. Será que você está disposto a ser essa pessoa que você precisa ser?

Fica a reflexão, ouvinte. Fica o momento de pensamentos sobre qual é o papel que você precisa desempenhar para alcançar os seus objetivos em 2015.

Posso dizer a você o seguinte. Se esse papel não estiver claro, se você não tiver isso em mente, eu me arrisco a dizer que dificilmente você alcançará esses objetivos em 2015.

Então trate de pensar sobre isso. Que tipo de pessoa eu preciso ser para conseguir criar todo esse status que quero alcançar em 2015? Que tipo de vida quero alcançar em 2015? Qual é o desempenho que eu preciso ter?

Mais um outro ponto também a se pensar. Quais são as competências essenciais para ser esse tipo de pessoa que eu quero ser? Quem eu preciso ser para alcançar esses objetivos que eu estou colocando para 2015?

Muitas pessoas colocam metas, certamente você é um desses. Você é uma das pessoas que coloca metas, como eu também coloco metas.

Eu já vou lhe adiantar. Um ponto importante é que não basta ter ambição, é importante ter clareza do papel que nós precisamos desempenhar para conseguir alcançar a nossa ambição, seja do ponto de vista pessoal, seja do ponto de vista profissional.

Então apenas recapitulando para quem acabou sintonizando agora e está ouvindo o nosso programa. O nosso programa de hoje fala sobre ambição e fizemos três perguntas aqui.

Que tipo de vida você quer criar para si mesmo? Qual é o status que você quer alcançar na vida? E que tipo de desempenho você quer ter nesse ano de 2015?

Sabendo dessa sua ambição, respondendo a essas perguntas, pense que tipo de pessoa você precisa ser para alcançar todos esses seus objetivos. E mais do que isso. Quais são as habilidades? Quais são as competências essenciais para conseguir ser esse tipo de pessoa?

É extremamente importante que tenhamos clareza do papel que precisamos desempenhar. É extremamente importante que tenhamos clareza sobre quem precisamos ser para que consigamos alcançar os nossos objetivos em 2015.

Esse foi o nosso programa de hoje, 1º de janeiro de 2015, 7h15 da manhã. Momento de refletir sobre quais são as nossas metas e qual é a nossa ambição para 2015 e também qual é o papel que precisamos desempenhar.

Mais uma vez, vou deixar o nosso site aqui no ar. www.acertarehumano.com.br. Você ouvinte, acesse o nosso site, baixe todos os programas, verifique lá, há diversos programas que aconteceram durante o ano de 2014. Certamente sempre terá uma informação interessante que pode contribuir com o seu planejamento.

Lembrando que esse programa é um oferecimento da Sociedade Latino-Americana de Coaching, onde trabalhamos com diversos programas de coaching, formações, inclusive até MBA e pós-graduações em coaching.

Você que é líder, você que é gestor, você que quer fazer o trabalho de desenvolvimento da sua equipe nesse próximo ano de 2015, também temos núcleos específicos dentro do nosso negócio com foco em desenvolvimento de liderança, sempre trabalhando a filosofia de coaching, como também é o nosso programa. Trabalhando a filosofia de coaching, sempre fazendo perguntas, gerando reflexão para os nossos ouvintes para que possam pensar e ter uma vida melhor ou no mínimo um papel mais claro daquilo que precisamos desempenhar no nosso dia-a-dia.

Então mais uma vez repetindo o nosso site. www.acertarehumano.com.br.

E para quem quiser o site da Sociedade Latino-Americana de Coaching, anote aí: www.slac.com.br. Você vai encontrar diversos artigos. Os programas também estão disponíveis lá. Você também pode baixar através do site da sociedade, ouvir o programa, entender um pouquinho mais, sobre esse universo de coaching, sobre essa carreira tão promissora que tanta gente no Brasil vem se aperfeiçoando e aprendendo a lidar, principalmente com o comportamento humano, traçar metas e objetivos cada vez mais claros.

O nosso programa de hoje falou de ambição e de papel. Eu espero ter contribuído com o seu desenvolvimento. Eu espero poder ter contribuído com o processo de reflexão para esse ano que se inicia.

Mais uma vez eu quero desejar uma excelente 2015 a todos vocês.

E como sempre fazemos no finalzinho do programa, o minuto do coaching.

MINUTO DO COACHING

O Minuto do Coaching é aquele momento em que nós fazemos aquelas perguntas de reflexão. É o momento em que fazemos aquelas perguntas para o ouvinte refletir, pensar sobre as suas metas, pensar sobre os seus objetivos, pensar sobre a sua carreira, pensar do ponto de vista profissional, do ponto de vista pessoal.

O Minuto de Coaching traz hoje para você algumas perguntas.

Nós já trouxemos algumas perguntas dentro do nosso processo de trabalhar um pouco a ambição e, além da ambição, trabalharmos o papel.

Eu gostaria de dizer deixar algumas perguntas aqui para que você possa pensar nesse início de ano de 2015.

O QUE VOCÊ NÃO FEZ EM 2014, QUE SE VOCÊ COMEÇAR A REALIZAR AGORA, NO INÍCIO DE 2015, CERTAMENTE VOCÊ VAI TER MOTIVOS PARA COMEMORAR NO FINAL DESTE ANO QUE SE INICIA A PARTIR DE HOJE?

Lembrando que nosso programa hoje, trabalhou o tema ambição. E para você que está sintonizando agora, não trate ambição de maneira pejorativa. Ambição nada mais é do que o grande desejo de realizar, ou atingir algo.

Pensando sobre as suas metas, trabalhando suas metas de maneira muito pontual, de maneira muito clara, lembre-se: é extremamente importante que você trabalhe o seu papel, o tipo de pessoa que você precisa ser para alcançar esse seu objetivo.

Talvez você esteja pensando aí:

— Como assim que tipo de pessoa eu preciso ser? O Sulivan fez essas perguntas e eu estou meio confuso, eu não estou entendendo o que isso significa. Como assim "que tipo de pessoa você precisa ser?".

Qual é a competência que você precisa ter? Qual é a habilidade? Quando seus amigos se referirem a você, eles devem se referir de qual forma? De que maneira? Como um cara predestinado? Como um cara focado? Como um cara objetivo?

Talvez você possa entender que você precisa ser extremamente focado. O tipo de pessoa que você precisa ser é a pessoa com foco. Ou talvez uma pessoa com disciplina.

Como eu traço e trabalho a minha disciplina? Como eu trabalho o meu foco? Como eu posso fazer? O que eu preciso ter para conseguir ter foco e disciplina?

E aí entramos em outra reflexão que fazemos sobre o papel.

Quais são as competências essenciais para conseguir ser esse tipo de pessoa?

Para conseguir traçar as minhas metas, para conseguir ter um foco muito bem trabalhado, para que eu consiga ter uma meta muito clara, o que eu preciso desempenhar no ano de 2015 para conseguir alcançar o meu objetivo?

Não há problema algum em termos ambição, não há problema algum em termos meta, a grande questão é que precisamos ter o nosso papel muito claro.

O que precisamos traçar?

Quando traçamos metas, às vezes não traçamos só o nosso papel, as nossas metas muitas vezes envolvem outras pessoas. Pode envolver filhos, podem envolver parentes, pode envolver a tua esposa.

Será que essas pessoas sabem que fazem parte da sua meta?

Isso pode ser um ponto importante. Essas pessoas, muitas vezes por não saberem que fazem parte da sua meta, podem de alguma maneira acabar atrapalhando o alcance do seu objetivo. E não atrapalhando necessariamente de maneira consciente, muitas vezes podem atrapalhar simplesmente por não saberem, por não atenderem a sua expectativa ou não o apoiarem no alcance desse objetivo.

Então, mais do que saber qual o teu papel para alcançar a tua meta, também é importante saber quem são as pessoas que têm interferência na tua meta, qual o papel dessas pessoas.

Olhe para o seu papel, ouvinte, mas também olhe para as pessoas que estão a sua volta, para quais os papéis que essas pessoas precisam desempenhar e acorde os próximos passos aí para que você possa ter êxito no final de 2015, para que você possa dizer assim: "Olha, 2015 foi um ano muito proveitoso.".

E foi um ano muito proveitoso.

Lá em 1º de janeiro, eu ouvi um programa em que me fizeram três perguntas sobre a minha ambição, em que eu desconstruí a palavra ambição.

Entendi que a palavra ambição não era algo pejorativo e hoje eu me considero sim, uma pessoa ambiciosa. Consegui entender qual era o meu papel para alcançar a minha ambição, tracei tudo muito bonitinho, botei tudo em um papel, peguei as pessoas que estavam na minha volta, disse o que elas precisavam fazer e apoiei as para que elas fizessem.

A partir do momento em que eu tive o meu papel claro e as pessoas também tiveram o papel claro delas, dentro do alcance do meu objetivo, consegui alcançá-lo e chego ao final de 2015 realizado com a minha meta.

Eu espero que você consiga isso.

Aqui são os votos do Programa Acertar é Humano a você, nesse ano de 2015, nessa trajetória dos próximos 12 meses que nós temos. Certamente em dezembro deste ano estaremos comemorando as nossas realizações, se assim Deus permitir, se assim focados trabalharmos, com o nosso papel muito claro, com um direcionamento, com muita atenção, com muito foco e com muita disciplina ao longo desse ano de 2015.

Lembrando que o professor Nélson Sartori não veio hoje. O professor Nélson Sartori está passeando, está de férias. Mas eu estou aqui, 1º de janeiro, firme e forte. Trazendo mais uma vez o Acertar é Humano a todos vocês, gerando essa reflexão sobre qual é a nossa ambição e qual é o nosso papel.

Repetindo o nosso site: www.acertarehumano.com.br.

Aqui quem falou foi o Sulivan França, mais uma vez com vocês. Nos encontramos na próxima quinta-feira. Um excelente 2015 a todos vocês e nos encontramos na próxima quinta-feira às sete horas da manhã. Um grande abraço.

♪ [tema acertar é humano] ♪

Você ouviu pela Mundial o Programa Acertar é Humano. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori. Uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil.

Outros Podcasts

036 - Programa Acertar é Humano: de 20/11/2014

#036

Os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori abordaram no programa, do dia 20/11, o tema “Motivação”. O que é motivação? O que faz com que você levante pela manhã em busca de uma ação? Sua meta está alinhada aos seus valores? O que lhe motiva? Na “Dica do Professor, Nélson Sartori explicou o significado da expressão “Sangria Desatada”. No “Minuto do Coaching” o Master Coach Sulivan França deixou uma pergunta para reflexão do ouvinte.

035 - Programa Acertar é Humano: de 13/11/2014

#035

No programa do dia 13/11 o professor e apresentador Nélson Sartori falou sobre “Hábitos”. Como algumas manias podem agregar ou trazer dificuldades à rotina? Qual o efeito em nossas vidas ao obter hábitos positivos? Para fechar o programa Nélson deixou a pergunta no “Minuto do Coaching” e, em seguida, na “Dica do Professor”, explicou a diferença e o uso correto de “mais e mas”.

034 - Programa Acertar é Humano: de 06/11/2014

#034

O apresentador Nélson Sartori falou sobre o tema “Diversidade Cultural”. Durante o programa do dia 06/10, ele citou a importância da pluralidade cultural do Brasil. Para finalizar o programa, o professor Nélson lançou a pergunta do “Minuto do Coaching” e na “Dica do Professor” explicou a expressão “A rua da amargura”.

033 - Programa Acertar é Humano: de 30/10/2014

#033

O tema discutido no Programa do dia 30/10 foi “Desempenho no trabalho”. Os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori deram 5 dicas para aumentar o desempenho no trabalho. No final do programa, na “Dica do Professor”, Nélson Sartori explicou a expressão “Cair nos braços do Morfeu” e Sulivan França deixou a uma pergunta para o ouvinte no “Momento do Coaching”.

032 - Programa Acertar é Humano: de 23/10/2014

#032

No dia 23/10 os apresentadores do Programa Acertar é Humano discutiram a questão da “Intolerância” e as muitas divergências causadas quando não há o respeito das opiniões alheias, seja na política, na sociedade, etc. Na “Dica do Professor”, Nélson Sartori respondeu uma questão de um ouvinte: “O que significa bode expiatório?”. E para finalizar, o Master Coach Sulivan França lançou uma pergunta aos ouvintes no “Minuto do Coaching”

031 - Programa Acertar é Humano: de 09/10/2014

#031

No Programa do dia 09/10 o apresentador Nélson Sartori abordou o tema “Conflito” juntamente com a convidada e Master Coach Tália Jaoui. Durante o programa eles discutiram sobre o conceito de diálogo, debate e discussão. No “Minuto do Coaching” Tália lançou uma pergunta reflexiva aos ouvintes: “O que você ganha e o que você perde quando entra em um combate, embate? E pra finalizar, o professor Nélson explicou o conceito do termo “Feito na coxas”, na “Dica do Professor”.

030 - Programa Acertar é Humano: de 02/10/2014

#030

No Programa do dia 02/10, o apresentador Nélson Sartori bateu um papo com a Master coach Tália Jaoui que também é apresentadora do programa Conexão Comportamento pela TV UOL. Tália falou sobre sua experiência como formadora de novos coaches e como apresentadora. Na “Dica do Professor” Nélson Sartori explicou de onde surgiu o termo “rodar a baiana”.

029 - Programa Acertar é Humano: de 25/09/2014

#029

Em 25/09 os apresentadores do Programa Acertar é Humano falaram sobre “Oportunidades”. O que está se abrindo para você que você pode se beneficiar? E quais são os riscos e ameaças que estão presentes na sua vida? O professor Nélson Sartori explicou a expressão “Dar uma canja” na “Dica do Professor” e, para finalizar, o Master coach Sulivan França deixou uma reflexão para os ouvintes no “Minuto do Coaching”.

028 - Programa Acertar é Humano: de 18/09/2014

#028

No Programa Acertar é Humano de 18/09 os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori abordaram o tema “O que nos movimenta?” Quais são nossos pontos que têm o papel de uma alavanca em nossas vidas? E quais são os pontos que precisa de melhoria? Na “Dica do Professor” Nélson Sartori explicou sobre o significado da expressão “araque”.

027 - Programa Acertar é Humano: de 11/09/2014

#027

Em 11/09 os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori abordaram o tema “Inovação”. Para incrementar a discussão os locutores receberam no estúdio o empresário Raphael Ribas, que deu dicas para quem quer inovar. Para finalizar o Programa o Master Coach Sulivan França, lançou a pergunta do “Minuto do Coaching” e na “Dica do Professor”, Nélson Sartori explicou a expressão “da pá virada”.

026 - Programa Acertar é Humano: de 04/09/2014

#026

No Programa Acertar é Humano do dia 04/09 os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori falaram sobre “Modelo Mental”. O que motiva as pessoas a saírem do estado de estagnação e mudar o rumo de suas vidas? O Programa também contou com a participação especial de Carla Binsfeld. Na parte final Sulivan França lançou a pergunta do “Minuto do Coaching” e na “Dica do Professor”, Nélson Sartori explicou o significado da expressão “preto no branco”.

025 - Programa Acertar é Humano: de 28/08/2014

#025

No último Programa do mês de agosto (28/08) o apresentador Nélson Sartori abordou o tema “Coaching, educação e sustentabilidade”. Qual a importância do trabalho do coaching para a educação do nosso país? O professor no papel de coach sendo questionador e estimulador do aluno.

024 - Programa Acertar é Humano: de 14/08/2014

#024

Em 14/08, no Programa Acertar é Humano, os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori abordaram o tema: “Inteligência Emocional e os fatores que podem contribuir positiva ou negativamente para a nossa vida”. Durante o programa foram discutidos seis tópicos para explicar o que é ter Inteligência Emocional. Na “Dica do Professor”, Nélson Sartori falou sobre o uso dos “parênteses”. E, finalizando, Sulivan França comentou sobre o “Minuto do Coaching”.

023 - Programa Acertar é Humano: de 07/08/2014

#023

No Programa Acertar é Humano do dia 07/08 o professor Nélson Sartori abordou o tema Inteligência Emocional. Tudo acontece perante uma atitude mental positiva. Todo o sucesso da vida inicia-se com o pensamento. Saber lidar com as emoções e sentimentos de uma forma racional é ter Inteligência Emocional. No final do programa, na “Dica do Professor” Nélson falou sobre o uso do verbo “morrer”, e lançou a pergunta no “Minuto do Coaching”.

022 - Programa Acertar é Humano: de 31/07/2014

#022

O Programa Acertar é Humano do dia 31/07 os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori fizeram um programa especial sobre o tema Coaching. Qual é o foco do processo de coaching? Autoperformace, estratégia, planejamento foram alguns dos assuntos abordados dentro desse tema. Na “Dica do Professor” Nélson Sartori falou sobre o uso da vírgula. Para finalizar Sulivan França deixou uma questão para o ouvinte no “Minuto do Coaching”.

021 - Programa Acertar é Humano: de 24/07/2014

#021

No Programa do dia 24/07 os apresentadores abordaram o tema “Os 7 Pontos de alavancagem”. Foram debatidas dicas para impulsionar o negócio do novo empresário. Através de perguntas e análises os apresentadores levaram aos ouvintes dicas preciosas para alavancar o novo empreendedor em seu mercado. Na “Dica do Professor”, Nélson Sartori falou sobre o superlativo, já no “Minuto do Coaching” o master coaching Sulivan França lançou uma pergunta provocativa para a reflexão dos ouvintes.

020 - Programa Acertar é Humano: de 17/07/2014

#020

“A segunda carreira”. Esse foi o tema do Programa Acertar é Humano do dia 17/07. Como encontrar uma segunda carreira. Existe uma idade certa para ter o desprendimento para migrar para uma segunda carreira? O que essa outra opção de carreira oferece como perda e como ganho? Essas são algumas das questões levantadas pelos apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori. Na parte final do Programa o professor Nélson respondeu a dúvida de uma ouvinte que questionou o significado da expressão “engolir sapo”. Já o master coach Sulivan lançou a pergunta no Minuto do coaching.

019 - Programa Acertar é Humano: de 26/06/2014

#019

No dia 26/06 o tema abordado no Programa Acertar é Humano foi "Carreira". Os apresentadores responderam perguntas dos ouvintes sobre a formação de um coach - investimento, retorno e mercado em geral. Como o coaching pode influenciar qualquer carreira. Na “Dica do Professor”, Nélson Sartori explicou a expressão popular "eira nem beira". E para finalizar o programa, o master coach Sulivan França deixou uma reflexão sobre carreira no "Minuto do Coaching".

018 - Programa Acertar é Humano: de 19/06/2014

#018

No Programa Acertar é Humano do ferido de 19/06 os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori abordaram o tema "O aprender e o ensinar" Em qualquer contexto todos que ensinam também aprendem. Como essa experiência acontece com as seleções participantes da Copa do Mundo no Brasil? Na "Dica do Professor", Nélson Sartori abordou o uso correto das palavras "mau e mal". E para fechar o programa, no "Minuto do Coaching", o master coaching, Sulivan França deixou uma pergunta sobre aprendizagem.

017 - Programa Acertar é Humano: de 12/06/2014

#017

No Programa Acertar é Humano do Dia dos Namorados os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori discutem o tema "Relacionamentos". Qual o significado do namoro para a geração de hoje? O que são os relacionamentos superficiais? Como os pais tratam as relações dos seus filhos? Para finalizar o programa o master coach Sulivan França deixa uma reflexão que envolve o Dia dos Namorados e o início Copa do Mundo!

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

0800 885 5604

info@slacoaching.org

Sociedade Latino Americana de Coaching

0800 885 5604
info@slacoaching.org

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!

Olá! Seja atendido via Whatsapp