Escrito por Sulivan França - 02 de Agosto de 2018

Quem está no início da carreira, precisa desenvolver inteligência organizacional para trabalhar em uma corporação. Quando se aumenta a rede de contatos, torna-se possível um mapeamento, para saber como lidar com pessoas de diferentes perfis comportamentais, se adequando as diferenças e exercendo comunicação assertiva. Veja algumas dicas:

1) As pessoas devem ser suas potenciais aliadas. Ou seja, evite fazer parte de “panelinhas” na empresa e, ainda que tenha afinidade com alguns colegas de trabalho, não deixe de lado outras pessoas que trabalham junto com você.

2) Tenha prioridades e objetivos profissionais claros. Saiba quem são as pessoas que podem colaborar com você e se certifique se elas conhecem seus planos. Quando for comunicá-los, tenha objetividade e não deixe restar qualquer dúvida.

3) Descubra as coisas importantes para as pessoas. Dessa maneira, você poderá identificar as conhecidas moedas de troca para você e para as demais pessoas.

4) Aposte no networking, mantendo alianças, amizades e bons relacionamentos profissionais, esforçando-se sempre para não perder contato com alguém que conhecer na trajetória profissional.

5) Sempre ajude as pessoas, quando estiver ao seu alcance. Dessa maneira, você poderá ser ajudado por esses colegas, quando menos esperar.

6) Seja um referencial de integridade. Isso certamente vai aumentar o seu poder de influência sobre as pessoas, justamente por se tornar exemplo de referência entre os demais.

7) Mantenha-se atualizado. Leia bons livros, acompanhe as notícias, pesquisas e novidades relativas ao seu setor de atuação. As pessoas passam a se interessar pela sua opinião em diferentes assuntos, quando percebem que você é uma pessoa atualizada.

8) Compartilhar conhecimento é essencial. Uma boa maneira de influenciar as pessoas. Se você perceber que pode ajudar alguém transmitindo seu conhecimento ou experiência, vá em frente!

9) Seja um profissional dedicado à empresa onde trabalha. Ao manter atuação focada na sua atividade, fará com que as pessoas tenham mais respeito por seu trabalho e sua opinião, o que amplia sua influência.

10) Fortaleça sua atuação na empresa, buscando espaço para colaborar com outras áreas e departamentos, dando ideias e sugestões. Aproxime-se das pessoas no intuito de conquistar a confiança e contribuir com o que for possível.

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