Escrito por
Sulivan França - 31 de Março de 2014
É sempre uma tentação ficar remoendo o passado. Ele é interessante e, ao entendê-lo, adquirimos uma compreensão das percepções e escolhas presentes da pessoa. Não raro, o passado afigura-se psicologicamente mais seguro para a pessoa; afinal de contas, o passado já passou.
Todavia, é impossível mudar o passado; portanto, ele não deve ser o enfoque da discussão. Ademais, no passado ocorreram comportamentos insatisfatórios que talvez o tenham levado a exercer julgamento e atribuir culpa. Assim, embora você possa falar sobre o passado, faça dele um tema pouco importante. Focalize-se naquilo que a pessoa está fazendo agora e no rumo que ela está tomando.
Generalidades com frequência constituem evasivas em relação àquilo que realmente importa; elas se prestam ao exagero emocional. Tente manter a especificidade da conversa, conduzindo-a ao presente, especialmente àquilo que está acontecendo durante a conversa, já que se trata da mais vívida realidade.
As pessoas geralmente falam de suas experiências, de seus
comportamentos e de seus sentimentos. Dos três, é mais fácil falar sobre a experiência, pois é algo que já aconteceu. Descrever uma experiência significa que podemos ser encantadores. Engraçados, comoventes ou dramáticos sem nos revelarmos. O objetivo do aconselhamento, porém, é a sondagem da motivação por trás de nossas ações e a preparação para mudanças; revelações por parte dos outros devem conduzir à autoconscientização. Portanto, utilize as técnicas de formulação de perguntas dos Níveis 1 e 2 para ajudar a pessoa a descrever com precisão comportamentos e sentimentos em situações específicas; ajude as pessoas a enfatizarem o passado próximo na conversa presente.
Você saberá que a pessoa está conversando à vontade com você quando as comunicações não-verbais dela corresponderem à sua intuição. Somente então você estará na posição de perguntar: "O que você vai fazer agora?"
Marshall Goldsmith em Coaching: o exercício da liderança, editora Campus, 2003.
BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.
Baixar PDF