Uma abertura para coaching é aquele momento crítico em que uma ou mais pessoas relevantes notam uma necessidade de coaching e acreditam que a mudança pode ocorrer. Por via de regra, as aberturas resultam de uma situação ou evento significativo. Todos os envolvidos devem aprender a reconhecer uma abertura de coaching e avaliar cuidadosamente onde ela se encaixa no contínuo de coaching – inclusive executivos, gerentes e diretores de recursos humanos.
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Outras aberturas ainda ocorrem aleatoriamente. Por exemplo, ocorrem aberturas quando um executivo decide que é hora de melhorar a performance em uma área importante, ou o chefe vê resultados de negócio que estão abaixo das expectativas ou relacionamentos- chave de trabalho que estão estremecidos. As aberturas podem ser para qualquer dos quatro tipos de coaching do contínuo.
Dada uma abertura para coaching, os fatores-chave a serem avaliados soa clareza da meta, consenso, comprometimento e controle. Para cada um dos fatores listados, posso sondar itens específicos. Por exemplo, para avaliar a clareza da meta, pergunto sobre o foco principal do coaching. Posso também perguntas às partes envolvidas no coaching (principalmente o cliente, mas também o chefe e outros relevantes) sobre até que ponto:
As metas de coaching são claras e específicas.
As partes entendem o que se espera delas.
As atividades de coaching são bem planejadas e organizadas.
Desses quatro fatores, a clareza da meta – o propósito principal do coaching – é o segredo para dimensionar as necessidades de coaching, como abordar uma abertura para coaching, onde começar, o que enfatizar e o que deixar como está por enquanto. A alta clareza da meta pode também contribuir para o alto nível de consenso (as pessoas concordam com a necessidade de coaching), o alto nível de comprometimento (as pessoas acreditam que têm uma boa chance de atingir suas metas).
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