Considere o caso da recém-nomeada advogada geral da empresa, promovida a partir dos escalões do departamento jurídico. Ela logo percebeu que o gerenciamento de todo um grupo requer aptidões que não eram necessárias quando administrava uma pequena equipe de advogados especializados. Além do mais, o seu grupo de colegas mudou. Agora ele consiste nos demais chefes de unidades empresarias e nos diretores da companhia.
Reúna-se com o gerente que está de saída a fim de explorar importantes linhas de aprendizado e lições da experiência, adquirir um insight da estrutura de poder e de redes informais de relacionamentos e identificar as fontes de informações/dados que serão de máxima utilidade para você. Passe as suas primeiras semanas desenvolvendo relacionamentos de confiança.
Faça um intercâmbio de informações com os seus pares e colegas. Informação é poder.
Cuidado em relação à sua tendência humana natural de recorrer à habilidade técnica à qual você talvez deva a sua promoção.
Reconheça o significado e a importância do fato de pessoas que já foram seus colegas agora serem seus subordinados diretos.
Conscientize-se de que você se encontra num novo papel. Reflita sobre os seus pontos fortes e necessidades de desenvolvimento em termos do seu papel anterior e do atual. Considere aquilo que poderia descarrilar a sua carreira daqui pra frente.
Busque feedback!
As ferramentas e abordagens simples aqui descritas poderão ajudá-lo a evitar as armadilhas que descarrilam muitos líderes recém-nomeados. Invista algum tempo e esforço, logo de início, administrando o seu novo chefe, desenvolvendo a sua nova equipe, e honestamente dando uma boa olhada em si mesmo no seu novo contexto.
E-BOOK GRATUITO
BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.
Baixar PDF