Muitos alunos me perguntam: “Sulivan, como é que eu vou para o mercado, como é que eu me divulgo, como é que eu faço isso, que eu faço aquilo? Faço uso do marketing digital, mando e-mail, disparo e-mail, faço um anúncio, palestras, eu faço webinários? O que é que eu faço?”
Eu sempre digo o seguinte: nós precisamos dividir dois conceitos. Aliás, sempre que estou falando, procuro dividir as questões em dois pontos e sempre ponderar sobre esses dois aspectos.
Se a gente dividir o aspecto dessa dúvida que os alunos trazem, o qual, certamente, é a dúvida de muitos coaches depois que fazem uma formação e querem empreender, a gente precisa dividir em duas coisas.
O que eu vejo que é um grande problema hoje, uma grande dificuldade das pessoas que estão querendo empreender. É que as pessoas confundem propriedade com autoridade.
O que que eu quero dizer com isso? Muita gente quer ser autoridade em um determinado tema sem ter efetivamente propriedade daquele tema. E isso é muito complicado hoje. Se você observar na web, tem especialista para tudo.
Eu sempre faço esse alerta para os meus alunos: tomem cuidado em querer ser autoridade sem ter propriedade.
E aí liga uma câmera e fala um monte de abobrinha sem saber efetivamente o que está falando. Hoje, com internet, você propaga a sua ignorância em uma velocidade absurda. E se você não tiver discernimento ou propriedade daquilo que você está dizendo?
Acho que é o Philip Kotler, se não estou enganado, que usa uma frase muito interessante, que diz o seguinte: você quer acabar com um péssimo produto, faça um excelente comercial dele.
Então, a forma e a capacidade que nós temos de propagar a informação acabou dando voz para ignorantes, para as pessoas que não tem conhecimento. E acabou também dando voz para pessoas que não sabem efetivamente o que estão falando em frente de câmeras, em frente de determinados veículos ou formas de comunicação, sejam redes sociais ou o que for.
Então, a primeira coisa que eu sempre digo é como se lançar no mercado. Tenha propriedade. Quando você tem propriedade, a autoridade é consequência.
Agora, se eu busco ter autoridade sem ter a propriedade, aí eu estou beirando o ridículo e, não necessariamente, usando uma forma de conseguir engajar as pessoas com meu conteúdo, com a minha interação ou ajudá-las a entender que o que estou transmitindo efetivamente tem valor.
Então, cuidado: para ter autoridade, é preciso ter propriedade.
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