Escrito por Sulivan França - 24 de Novembro de 2017

Lidar com pessoas ainda é um desafio, já que existe uma grande gama de personalidades, ideais, valores e opiniões que fazem as relações sociais bastante complexas.

Essa relação dentro do ambiente corporativo comumente resulta em conflitos e outros problemas que prejudicam o trabalho em equipe.

Por isso, o desenvolvimento pessoal está ligado ao crescimento e evolução do ser humano em todos os aspectos, seja na vida em família, nas relações amorosas, ou busca por espiritualidade.

Crescimento profissional e experiência

O crescimento profissional está relacionado com o aprendizado e conhecimento a partir dos estudos e experiências adquiridas no ambiente corporativo. Para isso, as empresas devem investir no treinamento de suas equipes.

A gestão de pessoas, por outro lado, se trata de processos praticados pelo líder para gerir uma equipe. Ele pode utilizar técnicas, ferramentas e sistemas que facilitam o dia a dia, tornando sua gestão cada vez mais efetiva. Por esse motivo, a gestão de pessoas é uma das funções da área de liderança nas organizações, não do RH.

Gestão de pessoas nas organizações

A gestão de pessoas é fundamental para toda e qualquer empresa que depende exclusivamente do ser humano para se desenvolver e ter sucesso.

Os proprietários são focados na sobrevivência da corporação, no crescimento, produtividade, redução de custos, participação no mercado e clientes, enquanto os funcionários esperam receber bons salários, melhores benefícios, segurança no trabalho, satisfação, respeito e oportunidade de crescimento.

Entre seus objetivos, deve-se planejar de forma clara e precisa sobre a atividade da empresa, o que deseja alcançar e como ela quer alcançar. As pessoas precisam entender que qualquer decisão precisa ter um direcionamento.

Além disso, a estrutura organizacional deve estar bem clara para os colaboradores, cada um precisa saber seu papel e suas responsabilidades. Deve haver, também, definição exata das qualidades necessárias para a execução de cada atividade, facilitando para que cada funcionário saiba o que precisa para executar bem sua função, facilitando, também, a avaliação de erros e acertos no processo.

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