Os profissionais do direito podem aproveitar as ferramentas de coaching para apoiá-los na carreira.
A Ferramenta DiSC
Uma das mais utilizadas é a DiSC, que oferece a possibilidade de aumentar o autoconhecimento, ampliar a habilidade de se relacionar e lidar com diferentes situações de sua vida cotidiana e profissional.Essa ferramenta representa cada um dos quatro tipos de perfis dos indivíduos: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, e dentro de cada indivíduo existem variados graus dos quatro perfis, nenhum é melhor ou pior que o outro, mas cada um dos tipos é mais adequado para determinada situação.
Cada um dos padrões comportamentais tem um valor único em termos de características gerais, motivações, contribuições, ou seja, não há um padrão melhor ou pior do que outro.As tendências de cada um podem ser funcionais ou disfuncionais dependendo da intensidade de uso dos comportamentos e dos requisitos específicos do desafio em questão.
A dominância, por exemplo, define as pessoas ativas ao lidar com problemas e desafios, costumando ser diretas, exigentes e determinadas em seus objetivos.
A influência está relacionada às pessoas que utilizam o poder da comunicação, gostam de conversar e sabem persuadir o próximo de forma amistosa, enquanto a estabilidade define as pessoas que buscam a segurança e não gostam de mudanças súbitas, sendo pacientes, gentis e calmas.
A conformidade é a característica das pessoas disciplinadas, precisas e analíticas, que buscam o perfeccionismo. É a valorização das regras, regulamentos e estruturas.
Ferramenta de Inteligência Emocional
Outra ferramenta relevante para os advogados aperfeiçoarem a habilidade em lidar com as pessoas é a inteligência emocional, capacidade que nos permite controlar nossas emoções e expressá-las de forma assertiva.Embora a palavra inteligência normalmente esteja associada à memória e à capacidade cognitiva, a mente é muito mais complexa, e desde o século passado os cientistas se dedicam a estudar outras áreas do cérebro.
A inteligência emocional é uma dimensão da vida que todos os seres humanos deveriam desenvolver e gerenciar adequadamente. Para uma boa convivência, é essencial saber ouvir o outro, compreender as emoções alheias, controlar as suas próprias emoções, saber se comunicar e promover o respeito mútuo.
O que é Inteligência Emocional?
As emoções comandam desde as origens do ser humano: o tronco encefálico, a parte mais primitiva do cérebro que controla funções básicas, deu origem aos centros emocionais, e foi apenas depois de milhões de anos que se originou o neocórtex, que nos proporciona a capacidade de raciocínio.A inteligência emocional é muito mais que um conjunto de abordagens e estratégias que servem para identificar e administrar melhor as nossas próprias emoções.
Falamos, acima de tudo, de adquirir uma verdadeira consciência emocional com a qual poder construir relacionamentos mais sólidos e respeitosos, além de ser uma chave de poder com a qual nos sentimos mais seguros, bem-sucedidos e felizes.
A Estrutura do Diálogo
A terceira ferramenta de coaching para advogados é um dos pilares básicos tanto para coaches como para os profissionais do direito: a estrutura do diálogo.Esses profissionais devem saber utilizar perguntas poderosas para colher informações, desconstruir pensamentos, clarificar significados, identificar limitações na visão de mundo e criar novas opções e escolhas.
No coaching, geralmente o cliente responde de forma genérica e superficial, utilizando palavras como sucesso, felicidade e liderança, que são fatores relativos e tendem a omitir a ação do processo.
Para alguns, sucesso é sinônimo de bens materiais, viagens e hobbies, para outros, significa ser milionário. Quando um coach identifica esses padrões, inicia um processo de desconstrução para que o cliente consiga entender o que ele está dizendo a si próprio.
As perguntas devem ser bem estruturadas, porque, uma vez identificada a estrutura dos significados, o cliente entra num processo de construção, consegue descobrir o que realmente almeja e cria ensaios mentais de sucesso.
Cada pergunta deve ser aplicada conforme o contexto, sendo que cada questionamento possui finalidades específicas. Além disso, as perguntas avaliam o comprometimento do cliente, verificam o nível de responsabilidade, estimulam ações, levantam necessidades, geram esclarecimento, levantam recursos, geram opções, mudança do estado emocional e segmentam o objetivo.
E-BOOK GRATUITO
BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.
Baixar PDF