Hoje em dia, as empresas possuem a necessidade de um alinhamento estratégico que envolva não só posicionamento de mercado (de processos e produtos), mas que também envolva profissionais. É nesse aspecto que a relação entre liderança e coaching se destaca.
Os líderes que têm essa visão costumam recorrer ao coaching como filosofia profissional, garantindo assim que sua gestão seja eficaz. Ao longo do processo, eles aprendem a trabalhar cada profissional de sua equipe de maneira única, identificando, desenvolvendo e aprimorando talentos, além de realizar planos estratégicos que ressaltem a alta performance de sua equipe.
A importância de saber ouvir
É cada vez mais comum que colaboradores das grandes organizações possuam grau bastante elevado de escolaridade e conhecimento, mesmo os que ocupam cargos menores. Isso porque acreditam que a formação acadêmica é uma arma importante para enfrentar a grande concorrência no mercado.Com todo esse capital humano especializado é preciso estar preparado para ser um líder que sabe ouvir, se comunicar e se colocar de maneira que venha a estimular seus colaboradores, e não se impor de forma agressiva ou autoritária a eles.
O trabalho de autoconhecimento
Para ser um bom líder é preciso um grande trabalho de autoconhecimento. Atualmente, muitos profissionais procuram o coaching como ferramenta gerencial para aprenderem as técnicas necessárias para criar um ambiente de confiança entre líderes e liderados.O termo coaching é bastante difundido nas organizações porque se tornou uma saída estratégica para empresas e líderes, uma vez que possibilita a formação de equipes de alta performance, atuando em função de resultados e sempre se adequando ao mercado.
Em suma, o coaching é um processo no qual o gestor dá suporte a seu colaborador para que se desenvolva e melhore seu desempenho, empregando metas claras para criar alvos manuseáveis.
E-BOOK GRATUITO
BAIXE O PDF DESTE CONTEÚDO SOBRE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL PARA LER ONDE E QUANDO QUISER.
Baixar PDF