Muitos são os fatores que motivam e desmotivam as equipes de trabalho nas organizações, porém, existem fatores que são mais relevantes, como o ambiente ou clima da empresa, que está fortemente relacionado com a motivação dos funcionários.
Liderar uma equipe desmotivada é um desafio. Quando existe motivação, o ambiente é positivo, o clima é de colaboração, interesse e satisfação. O líder é, com certeza, um dos fatores fundamentais nas organizações, pois tem o poder de motivar os liderados, muitas vezes com atitudes simples, como quando está animado com uma ideia, toda a equipe também fica.
O líder como ferramenta de motivação
O entusiasmo, a força e a energia do líder são contagiantes e motivam significativamente seus liderados. É papel do líder se desenvolver para motivar corretamente seus liderados, dentre essas destacam-se o desafio e o reconhecimento.O líder pode passar adiante algumas tarefas que dão a ele mais tempo para administrar e analisar resultados, enquanto os liderados se sentirão mais motivados por terem tarefas mais interessantes e pela confiança depositada neles. Principalmente quando os mesmos fazem trabalhos simples e repetitivos, que tendem a se tornar maçantes, afetando a eficiência do trabalhador, o que o faz desejar ter um trabalho mais significativo.
O reconhecimento do bom desempenho é de suma importância e deve ser feito inicialmente através de dar feedbacks, elogios simples e construtivos. Pois todos os seres humanos anseiam pelo valor dado a eles pela empresa e pelo seu líder.
Motivação e desempenho
Em seguida, a felicidade, que vem junto com o crescimento e o desenvolvimento pessoal.É preciso estimular o funcionário a prosperar no emprego e crescer junto com a empresa, para que se sinta valorizado, vindo a ter sua realização e autonomia, o que fará com que queira assumir mais desafios, para obter o sucesso profissional, contribuindo assim para o sucesso da equipe e consequentemente da empresa. Por fim, a orientação dada pelo líder aos liderados, para que consigam concluir suas pendências.
Normalmente, as tarefas mais fáceis são rapidamente concretizadas, deixando de lado as mais difíceis, mas igualmente importantes. O líder que orienta e auxilia seus funcionários a concluir as tarefas sentirá uma motivação maior, melhorando e aumentando sua produção.
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