O termo inglês "Assessment" significa avaliação. No ambiente corporativo, tornou-se sinônimo de gestão profissional.
Por meio do compilado de técnicas de avaliação do Assessment, é possível identificar todas as potencialidades dentro de uma organização.
PARA QUE SERVE O ASSESSMENT?
As ferramentas de Assessment ajudam as empresas, seguindo a premissa do conceito CHA que atua na identificação de conhecimentos, habilidades e atitudes para o aumento de performance do indivíduo.
A aplicação do Assessment é um forte aliado tanto para gestores como colaboradores, pois, através dos dados apresentados no relatório final da avaliação, ambos podem ampliar seus pontos fortes e desenvolver melhor seus pontos fracos.
Para a pessoa que está se candidatando para uma vaga, o Assessment traz como principal benefício o autoconhecimento, pois identifica quais são as fortalezas e fraquezas, não apenas para o cargo exercido, mas para a carreira de forma geral.
Outros setores também se beneficiam com o uso do Assessment, como, por exemplo, a área de Recursos Humanos. Além de medir as competências e o perfil comportamental de cada profissional, o Assessment pode ajudar no processo de seleção de novos colaboradores, no desenvolvimento pessoal e profissional, gestão de pessoas e, principalmente diminuindo as chances de turnover (rotatividade de funcionários).
Entre as outras razões para se usar o Assessment, está a possibilidade de avaliar comportamentos e competências para conhecer com maior eficiência e critério as pessoas, busca de autoconhecimento e gestão do conhecimento.
De modo geral, o Assessment é a designação contemporânea para a identificação do gerenciamento por intermédio de técnicas e avaliações que conduzem ao diagnóstico do potencial das pessoas.
As ferramentas de Assessment são abordadas nos cursos de Coaching da SLAC® Coaching.
QUANDO UTILIZAR O ASSESSMENT:
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ASSESSMENT
- Por meio de estatísticas expostas do relatório após a conclusão da avaliação, a empresa pode analisar em que precisa melhorar e, a partir disso, criar um plano de ação eficaz para obter resultados.
- Conhecendo melhores os colaboradores, tanto no que se refere à competência quanto ao comportamento, as performances podem ser potencializadas, bem como o índice de turnover se torna cada vez menor.
- Estimula a empresa a adotar uma cultura interna, na qual se baseia em análise concretas para mensuração de resultados.
O USO DO ASSESSMENT NO COACHING
O Coaching é uma metodologia que apoia o coachee (cliente) a obter aquilo que deseja através de um processo que, muitas vezes, utiliza ferramentas e técnicas.
O uso desse material faz parte do processo de Coaching e auxilia tanto o coach como o próprio coachee na identificação dos pontos fortes e fracos a serem desenvolvidos ao decorrer das sessões.
Por meio dos resultados apresentados dentro da avaliação, o coach consegue orientar seu cliente para que esse siga na direção certa a caminho da realização de objetivos.
TIPOS DE FERRAMENTAS DE ASSESSMENT
DiSC
O DiSC é uma das ferramentas de Assessment mais poderosa da atualidade e tem como objetivo melhorar e facilitar processos de treinamento e consultoria.
Ela permite que as pessoas compreendam rapidamente suas preferências de comportamento no trabalho, através de quatro tendências básicas: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela.
Geralmente, o coach utiliza essa ferramenta para desenvolvimento de executivos, seleção, trabalho em equipe e comunicação efetiva em vendas, gerenciamento de conflito e outros.
Avaliação de Inteligência Emocional
A ferramenta de avaliação da inteligência emocional permite que as pessoas entendam suas próprias competências emocionais, estabeleçam metas de desenvolvimento profissional e pessoal e coloquem em prática seus pontos fortes de Inteligência Emocional.
Ela é utilizada pelo coach para apoiar os líderes e os profissionais a serem mais efetivos em suas vidas pessoal e profissional.
Assessment de Competências
Mediante a avaliação de habilidades intelectuais, tais como raciocínio abstrato e resolução de problemas, assim como fatores de personalidade, ela interpreta e compara com normas profissionais.
Com base nisso, ela oferece um panorama geral da pessoa, sem se deter em características específicas, fornecendo informações acerca de habilidades de processamento de informações, rápida resolução de problemas e pensamento crítico, além de traços de personalidade e características que influenciam no seu desempenho.
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